Dom Bosco entre nós: Inspetoria se prepara para a visita do reitor-mor
10/11/2017
FEST tem participação do Pe. Ángel Artime, sucessor de Dom Bosco
10/14/2017

XV ENARSE e VIII ENEL: gestão educacional empreendedora e 15 anos de trabalho em rede

Neste ano, o encontro celebrou os 15 anos da RSB-Escolas. Os trabalhos foram norteados pelo tema “Gestão educacional empreendedora e profissional: visão do cenário educacional brasileiro e compromisso com o carisma salesiano”.

Três dias intensos de palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e painéis formativos. Assim foi o XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília-DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). Neste ano o evento aconteceu integrado às atividades do VIII Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL) e reuniu cerca de 400 pessoas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo.

Esta edição celebrou os 15 anos da RSB-Escolas, com objetivo de rever conquistas e apontar perspectivas. Os trabalhos foram norteados pelo tema “Gestão educacional empreendedora e profissional: visão do cenário educacional brasileiro e compromisso com o carisma salesiano”.

O primeiro dia

Após a abertura solene, o Pe Edson Donizetti Castilho, diretor-presidente da Rede Salesiana Brasil, apresentou a conferência magistral com o tema “15 anos da Rede Salesiana Brasil de Escolas: conquistas e perspectivas”. Ele salientou a importância de seguirmos firmes no propósito de consolidação de nossa rede de escolas, aliando, como que num único movimento, competência técnico-pedagógica, densidade de propostas pastorais e acompanhamento espiritual de jovens.

“Encontraremos os caminhos, atitudes, processos que nos conduzirão às necessárias mudanças a serem efetivadas para que a Proposta Pedagógica Pastoral, no interior de nossa escola, reflita competência, atualidade, solidariedade, mas sem que nos esqueçamos: nossa missão/vocação é oferecer um qualificado serviço pastoral aos jovens”, disse.

Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Inovação e Produtos Digitais da Editora Edebê, apresentou a Edebê Educação. Produzida em parceria entre a Editora Edebê e a RSB-Escolas, a plataforma educacional permite conectar alunos, professores e familiares; divulgar e compartilhar as realizações das escolas com maior agilidade e realizar atividades pedagógicas, provas e simulados no próprio ambiente virtual, além de oferecer um ambiente de interação (EdebêEdu) para todos os membros da comunidade educativa da RSB-Escolas.

O dia foi concluído com mesas redondas sobre temas pertinentes às reformas da educação: BNCC, Reforma do Ensino Médio, mudanças do ENEM e cenário atual para as escolas católicas.

Diretrizes pedagógicas e formação continuada

A quinta-feira, 28 de setembro, teve início com os Grupos de Trabalho. Os diretores da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Pe. José Adão Rodrigues da Silva, falaram sobre as Diretrizes Pedagógicas da Rede Salesiana Brasil de Escolas, ressaltando que elas são importantes para o cumprimento da missão da RSB-Escolas. “Se concretizarmos estas diretrizes, da melhor forma possível, em nossas escolas, além de cumprirmos com a nossa missão educativa evangelizadora, também contribuiremos para um efetivo desenvolvimento da nação brasileira, rumo à justiça, à igualdade e à equidade social”, destacou Ir. Adair.

A palestra seguinte abordou o curso “Competências Docentes para o Século XXI”. Realizado em uma parceria da RSB-Escolas com duas universidades da Finlândia Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK), o programa começou a ser aplicado no mês de março no INSG Castelo, em Macaé-RJ; no Colégio São José, em Natal-RN, e no Instituto São José, em São José dos Campos-SP. Participaram, em cada unidade, 40 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio. A ideia é que, após o curso, os docentes da instituição pudessem demonstrar o aprendizado na própria realidade escolar. Durante o GT dedicado ao tema no ENARSE, Cíntia Moreira de Castro, Mario Sérgio de Oliveira e Soraia Lopes Giovani relataram as experiências bem-sucedidas e inovações levadas pelo curso às escolas participantes.

Também no segundo dia foram promovidos painéis formativos sobre o tema da gestão educacional e apresentação e síntese do IV ESA, realizado na Colômbia em maio.

Comunicação e educação infantil em foco no terceiro dia

No terceiro e último dia, 29 de setembro, os diretores-executivos da RSB-Comunicação, Ir. Márcia Kofferman e Pe. João Carlos Ribeiro, apresentaram o tema “Gestão da Comunicação na Escola Salesiana”. Durante a palestra, ressaltaram as dimensões carismática e estratégica da comunicação para a Rede Salesiana Brasil. Segundo os diretores, “o objetivo da comunicação é fortalecer o sentido da Rede e os processos comunicacionais que se desenvolvem nas unidades escolares em consonância com as linhas de ação da RSB-Comunicação”.

Na oportunidade, eles explicaram a proposta da RSB-Comunicação, suas responsabilidades em relação às unidades educativas e seus documentos e materiais de referência (Diretrizes Nacionais da Comunicação, Manual de Redação e Manual de Marca). Falaram ainda da importância da gestão dos processos comunicacionais articulada com os outros setores da unidade educativa e sobre os desafios da construção da imagem salesiana em níveis local e nacional.

A segunda palestra, de Aline Pinto, autora da nova coleção para a educação infantil, “Girolhar”, abordou o projeto da Rede para o segmento, que tem como proposta modernizar e dinamizar as vivências da educação infantil. A nova coleção Girolhar é concebida por profissionais de grande experiência na educação infantil e vem sendo construída aos poucos junto aos educadores da Rede. Os autores Ricardo Mamone e Miguel Perez falaram sobre o Material Revisional da RSB, que está em produção para ser um subsídio que acompanha o Material Didático da Editora Edebê para o 3º ano do ensino médio, com foco nas habilidades e competências para o ENEM. Os autores ressaltaram que trata-se de “uma proposta diferenciada, pensada sob medida para a nossa comunidade escolar”.

As últimas exposições foram dedicadas a assuntos de planejamento estratégico pertinentes à Editora Edebê Brasil: Comercialização e Logística, com Normando Ramos; e Prospecção e Divulgação, com Tatiana Kelly Lima.

A Solenidade de Encerramento fechou os trabalhos do dia e do XV ENARSE e VIII ENEL, com a participação dos diretores-executivos da RSB, da RSB-Escolas e dos inspetores referentes.

Fonte: RSB Informa. Com informações da Assessoria de Comunicação RSB. Fotos: School Picture