Ciclo de Debates traz paralelo entre Educação Salesiana e Pedagogia Social
04/16/2015
Bispos debatem a revisão das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil
04/16/2015

XIII Encontro Nacional da RSE discute Educação e Novas Tecnologias

Realizado nos dias 27 a 29 de abril em Aparecida, SP, o XIII ENARSE reúne representantes de mais de 100 escolas de todo o país, e tem como objetivo fundamentar o posicionamento da Rede diante das novas tecnologias.

Com o tema “Educação e Novas Tecnologias” e o objetivo de fundamentar o posicionamento da Rede Salesiana de Escolas (RSE) diante das inovações tecnológicas atuais, educadores de todo o Brasil participam nos próximos dias 27 a 29 de abril, do XIII Encontro Nacional da RSE (XIII ENARSE). O evento será realizado no Santuário Nacional de Aparecida, SP, e reunirá cerca de 200 pessoas, entre diretores das mais de 100 unidades da Rede em todo o país, animadores e gestores dos seis polos regionais, e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.

Sobre a importância do ENARSE, irmã Adair Sberga, que compõe a Diretoria Executiva da RSE juntamente com o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, ressalta: “Queremos dar voz aos diretores e avaliar com eles todos os nossos processos educacionais; queremos que todos se sintam protagonistas dessa construção conjunta”. Padre Pessinatti concorda: “Este encontro anual da Rede Salesiana de Escolas, em sua XIII edição, representa um grande fórum das comunidades educativas que concretizam localmente o projeto educativo pastoral salesiano”.

Novas tecnologias

O objetivo deste XIII ENARSE é fundamentar o posicionamento da RSE diante das novas tecnologias, tendo em vista principalmente o Material Didático Digital – que começou a ser utilizado na Rede em 2014 será totalmente implantado no ensino fundamental II e ensino médio até 2016.

“Nesta edição, de modo especial, os diretores da RSE poderão aprofundar o entendimento dos desafios apresentados pela inovação digital; ao mesmo tempo, avaliar os encaminhamentos e os atuais cenários educativos”, explica padre Nivaldo Pessinatti. Para ele, o XIII ENARSE manterá a característica dos encontros nacionais da Rede, de ser um espaço tanto para avaliação do presente, como de projeção das ações futuras, de maneira colaborativa e compartilhada. “É importante salientar que a dimensão celebrativa e a renovação do entusiasmo diante da vida são condimentos indispensáveis neste evento”, completa.

Programação

O primeiro dia do XIII ENARSE será dedicado ao aprofundamento das temáticas centrais do encontro. Na parte da manhã, “O Plano Nacional de Educação e seus impactos nos diversos sistemas escolares” será o tema da palestra da Profa. Dra. Guiomar Nanno de Mello. No período da tarde, a Profa. Dra. Luciana Allan falará aos participantes sobre “A Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”. O terceiro tema de discussão será: “Escola Salesiana em Pastoral: luzes a partir dos documentos da Igreja”, conduzido pelo Prof. Antônio Boeing.

No dia 28, os participantes terão a oportunidade de partilhar experiências e socializar projetos de sucesso. No início da tarde, em plenário, será iniciada a construção coletiva de processos estratégicos para a RSE. O XIII ENARSE terá espaço também para a apresentação e a discussão dos projetos nacionais que estão em implementação e consolidação, tais como: Plataforma de Gestão Acadêmica, Centro Salesiano de Formação e Material Didático Digital.

Bicentenário

Cabe ressaltar que, às 20hs, será lançado oficialmente pelos Correios, o Selo Comemorativo do Bicentenário de Dom Bosco, em cerimônia realizada no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida. O selo é uma da ações oficiais da Rede Salesiana Brasil para celebrar os 200 anos de nascimento do fundador da Família Salesiana, São João Bosco.

Em 29 de abril, a revisão e a partilha dos processos estratégicos dos polos da RSE encerra o XIII ENARSE. A Rede Salesiana de Escolas é organizada em seis polos regionais, com sedes em Porto Alegre-RS, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Belo Horizonte-MG, Recife-PE e Manaus-AM.

Imprensa – Rede Salesiana de Escolas