Projeto de aluno do UNISAL vira tema de reportagem na TV Globo
04/30/2015
Lançado selo oficial pelo Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco
04/30/2015

XIII ENARSE é realizado em Aparecida

Durante três dias de trabalho intenso, representantes das mais de 100 unidades da Rede Salesiana de Escolas (RSE) estiveram reunidos em Aparecida, SP, para participar do XIII Encontro Nacional da Rede (XIII ENARSE). O evento foi realizado nos dias 27 a 29 de abril, com cerca de 200 participantes – entre diretores das escolas, animadores e gestores dos seis polos regionais e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.

Com o tema “Educação e Novas Tecnologias”, a ênfase do Encontro, como ressalta a diretora-executiva, irmã Adair Sberga, foi no espaço oferecido aos diretores das escolas: “Buscamos dar voz aos diretores, ampliar o espaço de participação para a construção coletiva da caminhada da RSE”. Segundo padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que compõe a diretoria executiva com a irmã Adair, “nesta edição do ENARSE, de modo especial, os diretores da RSE puderam aprofundar o entendimento dos desafios apresentados pela inovação digital e também avaliar os atuais cenários educativos”.

Padre Pessinatti salienta que o XIII ENARSE manteve suas características de ser um fórum para debater e refletir sobre a situação presente, mas sempre com o olhar no futuro, projetando propostas inovadoras para a Rede Salesiana de Escolas. Sem esquecer a dimensão celebrativa, que une as escolas salesianas no objetivo de educar e evangelizar a juventude, mantendo o lema da RSE: “entusiasmo diante da vida”.

Celebração e homenagem

Realizado este ano na casa da Padroeira do Brasil, o XIII ENARSE foi iniciado com uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã da segunda-feira, 27 de abril. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelos padres salesianos presentes. Clique aqui para ver a homilia de dom Raymundo Damasceno Assis em reportagem da TV Aparecida.

Já no Centro de Convenções do Hotel Rainha do Brasil, onde realizou-se o ENARSE, foi composta a mesa de abertura do evento, com: irmã Amélia de Assis Castro, presidente da Rede Salesiana Brasil (RSB); padre Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão), tesoureiro-presidente da RSB; irmã Maria Helena Moreira, conselheira internacional para o Âmbito das Comunicações do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; padre Roberto Rosalino, representante da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC); e padre Nivaldo Luiz Pessinatti e irmã Adair Sberga, diretores-executivos da RSE.

PNE e Educação 3.0

“O Plano Nacional de Educação e seus impactos nos diversos sistemas escolares” foi o tema da primeira palestra, proferida pela Profa. Dra. Guiomar Nanno de Mello. No período da tarde, a Profa. Dra. Luciana Allan conduziu com os participantes uma reflexão sobre “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”. Um terceiro tema de reflexão foi conduzido pelo Prof. Antônio Boeing, que tratou sobre “Escola Salesiana em Pastoral: luzes a partir dos documentos da Igreja”.

No dia 28, segundo dia do ENARSE, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências e socializar projetos de sucesso, além da apresentação dos projetos nacionais que estão em implementação e consolidação, como a Plataforma de Gestão Acadêmica; o Centro Salesiano de Formação, o Material Didático Digital e os livros paradidáticos digitais.

Às 20hs, em uma cerimônia muito emocionante realizada no Hotel Rainha do Brasil, foi lançado oficialmente pelos Correios o Selo Comemorativo do Bicentenário de Dom Bosco.

Em 29 de abril, a manhã foi dedicada à elaboração e revisão de processos estratégicos dos polos da Rede, bem como à partilha desses processos em plenária. O XIII ENARSE encerrou-se com o retorno dos diretores e gestores às escolas, onde poderão compartilhar a experiência vivenciada no Encontro com as comunidades educativo-pastorais.

Veja mais detalhes do encontro e as fotos do evento no Portal da Rede Salesiana de Escolas, ou clique aqui.

Texto: Assessoria de Imprensa – Rede Salesiana de Escolas / Fotos: Pe. Dácio Bona