Alunos de Itajaí criam “Jogo de Dom Bosco”
07/17/2014
Zatti, um irmão travesso?
08/04/2014

VIII Encontro Nacional da RESAS teve a identidade e a significatividade como focos

Sob o tema “A identidade e significatividade da RESAS: Nacional, Inspetorial, Local”, representantes de mais de 50 obras sociais salesianas de todo o Brasil reuniram-se em Brasília, nos dias 25, 26 e 27 de julho, para o VIII Encontro Nacional da Rede Salesiana de Ação Social (ENRESAS 2014). O encontro contou com cerca de 110 participantes, entre gestores das obras sociais mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), coordenadores inspetoriais da RESAS e convidados.

Um destaque importante desta edição do ENRESAS 2014 foi a participação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Estirveram representadas no encontro todas as seis inspetorias SDB e nove inspetorias FMA. Outro ponto ressaltado foi a participação dos leigos, cada vez mais atuantes nas obras sociais salesianas, que também se reflete no ENRESAS 2014: 59% dos delegados que participaram do encontro são leigos, e 41% são religiosos e religiosas. No total, estão representados no encontro 55 municípios, de 18 estados da Federação.

Objetivos

 A Rede Salesiana de Ação Social (RESAS) realiza encontros nacionais anualmente, sempre com a proposta de que os participantes troquem experiências e aprofundem a reflexão conjunta a respeito da ação social salesiana no país. Desta forma, podem continuar promovendo, nas obras sociais, a formação integral dos jovens, em uma perspectiva que reforça o desenvolvimento humano, ético e espiritual de todos os envolvidos no processo educativo.

 No ENRESAS 2014, o tema “A identidade e significatividade da RESAS: Nacional, Inspetorial, Local” foi desdobrado em quatro objetivos específicos: consolidar a Rede Salesiana de Ação Social, fortalecendo a identidade organizacional e carismática salesiana; aprofundar as referências que podem favorecer a integração e a articulação da RESAS no país; criar sinergia entre os coordenadores locais em torno das referências que devem fortalecer a identidade da RESAS; construir caminhos para a consolidação da Pastoral Salesiana na RESAS.

 Para isso, o encontro promoveu palestras seguidas de debates em grupos, nos quais os participantes poderão aprofundar os temas e apontar ações práticas a serem desenvolvidas no território a partir de agosto de 2014.

 Veja abaixo a programação completa do evento: Tema: A identidade e significatividade da RESAS: Nacional, Inspetorial, Local.

25 de Julho ‐sexta‐feira
14h – Abertura Oficial
Seminário 01: Identidade Organizacional da RESAS: um novo olhar sobre o que deve nos constituir como Rede: Identificação e identidade carismática salesiana.
Grupos de trabalho (Etapa 01): Estudo em grupos sobre a identificação e a identidade carismática.
Plenária 01: Partilha das conclusões dos grupos de trabalho.

26 de Julho – sábado
8h – Celebração Eucarística
Mesa redonda: Quadro referencial da Pastoral Juvenil e a RESAS
Seminário 02: Identidade Organizacional da RESAS: um novo olhar sobre o que deve nos constituir como Rede: Compromissos Fundamentais da RESAS (Bandeiras)
Grupos de trabalho (Fase 02): Estudo em grupos sobre os Compromissos Fundamentais da RESAS (Bandeiras)
Plenária 02: Partilha das conclusões dos grupos de trabalho.
Atividade cultural

27 de Julho – domingo
8h – Celebração Eucarística
Reuniões das Delegações Inspetoriais da RESAS.
Plenária 03: Síntese do evento e encaminhamentos da agenda nacional da RESAS.
12h – Encerramento.

Boletim Salesiano