GAMs de Campinas se preparam para ações do próximo ano
12/01/2015
Formação da OSSJB tem representantes de conselhos municipais
12/01/2015

UNISAL é representado em Congresso Internacional de Iniciação Científica

A professora Regina Cabette do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) Unidade Lorena, representou uma aluna no “2nd COSPAR Symposium Water and Life in the Universe”, realizado entre os dias 9 e 13 de novembro, em Foz do Iguaçu-PR.

A docente apresentou o resultado de um trabalho de iniciação científica desenvolvido, em 2014, e financiado pela bolsa PIBITI/CNPq intitulado “Spin stabilized atitude propagation under the influence of residual magnetic torque, Torque due Foucault Currents and Torque Due Lorentz force using Dipole Model” (Propagação da Atitude de Satélites Estabilizados por Rotação sobre a Influência dos Torques Magnéticos Residual, Devido às Correntes de Foucault e Devido à Força de Lorentz Utilizando o Modelo de Dipolo) em que orientou a aluna Isabela Silva Caetano da Cruz, do 4º ano de Engenharia Civil .

Regina teve como acompanhante o aluno do 3º ano da Engenharia de Computação, Igor Kolesnikov, que apresentou o trabalho intitulado “Theoretical study of parameters useful for orbits and mission around Venus” (Estudo Teórico de Parâmetros Úteis para Órbitas e Missões ao redor de Vênus) e que também contou com a orientação da professora para ser desenvolvido em 2015 e financiado pela FUNTTEL.

“Foi realmente uma experiência maravilhosa para o Igor e muito enriquecedora para mim também”, revela Regina. A dupla tem um artigo sobre a primeira iniciação científica, realizada em 2014, com o financiamento da bolsa PIBITI/CNPq. Acesse o volume 641 do Journal of Physics: Conference Series – XVII Brazilian Colloquium on Orbital Mechanics – CBDO 2014“.

“Para mim, a iniciação científica é uma ótima maneira de se educar e formar o aluno, e com toda certeza, é um diferencial para o aluno em seu currículo. É uma das melhores metodologias ativas existentes”, conclui Cabette.

Comunicação e Marketing – UNISAL