UNISAL Lorena realiza 4º workshop entre alunos brasileiros e alemães
04/24/2015
UNISAL oferece orientação gratuita para declaração do IR
04/24/2015

Salesianos São Carlos e Enactus UFSCar promovem práticas sustentáveis

Reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, são ações práticas trabalhadas junto às 208 crianças atendidas no Programa Vida Melhor (PROVIM), desenvolvido pelo Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida”, em parceria com a Enactus UFSCar no bairro São Carlos VIII. Os universitários somam ao trabalho do programa de contraturno escolar, promovendo palestras, filmes e trabalhos manuais, com o objetivo de contribuir à conscientização dos educandos em relação ao consumo consciente, meio ambiente e geração de renda.

Os chamados 3 Rs fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e referem-se a um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo. No Brasil, onde cada habitante gera 1,1Kg de resíduos por dia, muitos ainda não sabem como destinar corretamente o lixo. A proposta também orienta quanto ao tratamento destes resíduos de forma a colaborar com o trabalho de catadores de material reciclável.

No PROVIM às crianças assistiram ao filme da Turma da Mônica, “Um plano para salvar o planeta”, além de participar da palestra “Benefícios, importância e lucro que podemos obter com o trabalho do catador”. Em seguida participaram de oficinas de confecção de cofrinhos e carteiras com material reciclado.

Há algum tempo desenvolvendo trabalhos no bairro São Carlos VIII, a Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que reúne estudantes, docentes e líderes de negócios empenhados em usar o poder da ação empreendedora para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Enactus UFSCar tem por objetivo desenvolver projetos de empreendedorismo social em comunidades locais. Segundo a coordenadora pedagógica Elaine Hage, o Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida” é uma extensão dos Salesianos São Carlos, e está localizado desde 2008 na Avenida Comendador Oscar Ferreira, 300, no bairro São Carlos VIII. Através do Programa Vida Melhor atende 208 crianças e pré-adolescentes que frequentam as atividades educativas e culturais no contraturno escolar.

André Kastein