Garotada do Centro Juvenil Dom Bosco visita exposição na Oca
07/07/2015
Ano do Bicentenário de Dom Bosco terá encontro especial dos Ex-Alunos em Lorena
07/08/2015

Salesianos enviam 700 jovens para a 21ª edição da Semana Missionária

´“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20, 21). É no espírito dessa frase dita por Jesus que 700 jovens ligados aos Salesianos de Dom Bosco, mais precisamente à Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, permanecerão em missão até o dia 12 de julho na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá-SP, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Carlos-SP e na Paróquia São José, em Paraisópolis-MG.

A Semana Missionária, idealizada pelo atual inspetor salesiano, Pe. Edson Donizetti Castilho, chega à sua 21ª edição e é realizada pelo Serviço de Animação Missionária, área de animação da Pastoral Juvenil Salesiana. Os jovens missionários são provenientes de diversos grupos salesianos, envolvendo jovens vocacionados que estão se preparando para a vida consagrada, grupos de obras sociais, colégios da Rede Salesiana de Escolas, paróquias e ensino superior, com estudantes do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) que participam da Pastoral da Universidade.
A chegada dos jovens missionários movimenta as comunidades, que os acolhem e participam como evangelizados e evangelizadores, em uma troca de experiências e vivências de fé. A programação é similar nas três cidades em que está sendo realizada e contempla não apenas a juventude, mas também crianças e adultos: celebrações eucarísticas, momentos de mística e espiritualidade, visitas às famílias, gincanas, oficinas e momentos de formação.

“A presença dos Salesianos aqui está sendo uma grande experiência para toda a paróquia, a gente acabou se unindo ainda mais para receber todos eles, o meu grupo de jovens está mais unido. Está havendo um trabalho muito maior e a gente está crescendo e sobre esse trabalho, estamos aprendendo muito mais, então isso está sendo muito importante para nós. A gente está crescendo tanto espiritualmente quanto como pessoas também”, conta Rayssa Alves. Gabriel Prianti afirma que “o mais legal é que a comunidade em si também está participando conosco da gincana, do artesanato, estão abrindo suas casas para receber a Palavra de Deus e com isso, querendo ou não, essa semana vai aumentar a fé de todos nós e vamos atrair cada vez mais gente para a Igreja, porque tem várias atividades, várias coisas. É muito prazer estar recebendo estes jovens e espero que eles voltem para aumentar sempre a nossa fé, a amizade que a gente vai gerar com eles. É uma família, a porta da nossa paróquia está sempre aberta para os Salesianos”. Ambos são jovens da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, que recebe cerca de 300 missionários.

Todas as ações da Semana Missionária são coordenadas. Antes de partirem para as comunidades atendidas os jovens passam por encontros de formação e, além da assessoria dos salesianos e assessores de pastoral, têm o apoio de materiais como os livros de mística baseados na espiritualidade juvenil salesiana especialmente preparados para os missionários.

Responsável pelo grupo de missionários formado por jovens vocacionados, o salesiano Eraclides Reis Pimenta fala sobre a importância da Semana Missionária para os jovens: “A Semana Missionária é uma oportunidade formidável para que os jovens descubram um novo mundo, descubram uma nova realidade além das suas vidas no cotidiano encontrando pessoas, encontrando amigos, fazendo novas amizades. Isso modifica a visão de mundo, modifica as experiências e o nosso grupo esse ano tem uma característica especial por conta de ser um grupo de vocacionados e os aspirantes. Então a Semana Missionária Vocacional é um passo a mais para os meninos conhecerem e aprimorarem o Sistema Preventivo, o carisma salesiano e nessa dimensão toda poder tocar um pouco mais nessa realidade que eles aspiram, que eles se aproximam, que eles pensam em assumir na própria vida. Então só tenho a dizer e testemunhar enquanto salesiano que a Semana Missionária é realização plena daquilo que Dom Bosco sonhou para os seus jovens”.

Jesus afirmou que veio ao mundo para que todos tenham vida em abundância (Jo 10,10). Dom Bosco dizia que santidade é alegria. A Semana Missionária é isso: jovens levando vida em abundância, espalhando a Boa Nova e caminhando para a santidade.

Texto: Anderson Bueno / Missionários salesianos