Filhas de Maria Auxiliadora
03/22/2013
Voluntárias de Dom Bosco – VDB
03/22/2013

Salesianos Cooperadores

Em 1876, Dom Bosco fundou um dos ramos da família Salesiana – a Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC) que é aprovada pela Santa Sé como Associação pública de fiéis, possuindo personalidade jurídica, eclesiástica e pública com sede em Roma. O Salesiano Cooperador é um leigo que busca viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida e do trabalho. Forma com os familiares uma Igreja Doméstica, contribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente.

O centro e a síntese do Espírito Salesiano são a “caridade pastoral” que moveu Dom Bosco. O Salesiano Cooperador tem, onde quer que esteja, a preocupação de educar e evangelizar explicitada no pensamento: “honestos cidadãos e bons cristãos”. Desenvolve sua atividade com simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana.

O Salesiano Cooperador está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação de grupos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos e escolares, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conselhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos da criança e do adolescente.