Alunos do CPDB participam e visitam a 15ª Mostra Científica – USP/FEBRACE
03/30/2017
Projeto Biomas em Rede promove Saída Cultural para Mata Santa Genebra
04/03/2017

Salesiano Sorocaba: alunos nos universos do voluntariado e da educomunicação

No dia 7 de março, um grupo de alunos do Colégio Salesiano São José, de Sorocaba, participou do 1º encontro do Projeto de Voluntariado 2017. O projeto já existe desde 2011 e faz parceria com instituições sociais do município. Os alunos inscritos no projeto elaboram, juntamente com o setor de Pastoral, um plano anual de trabalhos e fazem visitas às instituições sociais, promovendo atividades lúdicas, sociais e recreativas.

Este ano o Projeto de Voluntariado traz ótimas novidades! Os alunos puderam optar por três modalidades de serviço voluntário: 1) visitas às instituições sociais; 2) trabalhar no “Salesiano Em Rede” (jornal digital da escola); 3) criar a Web-rádio (novo canal de comunicação que está sendo construído). No encontro, houve um momento com todos os grupos juntos na sala de multimeios e, depois, os grupos separaram-se para tratar dos temas específicos.

Na ótica das instituições salesianas, a educação tem um conceito muito abrangente, e a formação dos alunos deve ser pensada em termos globais. A sala de aula fornece elementos fundamentais para a aprendizagem, mas o mundo todo é espaço para se educar. O voluntariado desperta no jovem muitos valores que o auxiliarão a ser um cidadão melhor preparado e um agente de transformação da sociedade. O resultado é a integração entre todos os envolvidos e crescimento pessoal e institucional.

Gisele D´Almeida – Colégio Salesiano São José