Vai voar! Alunos de Campinas participam da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes
05/31/2017
Crescer em Rede: professores de Piracicaba participam de formação continuada
06/02/2017

Rogai por nós! Educandos do Instituto Dom Bosco celebram o mês mariano

No mês mariano, muita festa e celebração. No Instituto Dom Bosco, além da festa tradicional, os educandos ainda participam da Maratona Mariana.

O famoso mês do dia das mães, maio, é também conhecido como Mês Mariano, onde milhões de pessoas participam de romarias e peregrinações a santuários marianos, fazem orações especiais a Maria e lhe oferecem presentes, tanto espirituais quanto materiais. Dedicar o mês de maio – também chamado de “mês das flores” no hemisfério norte – a Maria é uma devoção arraigada há séculos.

Para comemorar esse mês tão especial, no dia 23, os educadores do Instituto Dom Bosco realizam a Maratona Mariana. Durante todo o dia os educandos divididos em equipes, cada um com a sua bandeira de cor específica, participam de forma lúdica em atividades de pergunta e resposta, cantos e, entre outras dinâmicas. Questões religiosas e conhecimentos gerais são abordados durante as aplicações.

Já no dia seguinte, 24 de maio, foi comemorado o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Considerada a Nossa Senhora de Dom Bosco: “Maria Santíssima foi sempre a minha guia” exclamava Dom Bosco com frequência (MB V, 155; XVIII, 439).

“Raras vezes aconteceu que um título mariano se difundisse com tanta rapidez, entre os católicos, como o de Maria Auxiliadora. Provam-no os inumeráveis quadros, altares e igrejas dedicados ao seu culto em todo o mundo. A presença de Maria no trabalho de Dom Bosco e dos salesianos perdura até hoje como a segurança materna de uma proteção especial. Há duas razões fundamentais para a escolha desse título, para além de outros motivos implícitos e explícitos: a primeira, pela lúcida intuição da atualidade do culto de Maria Auxiliadora na Igreja de seu tempo. O recurso a Maria Auxiliadora se impôs em virtude das extraordinárias dificuldades em que a Igreja se debatia então. A segunda, pelo alcance, dificilmente calculável que virá a ter na história salesiana a construção e a existência da Basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco.” (Padre Antônio da Silva Ferreira – Boletim Salesiano).

Para celebrar essa data tão especial, os educandos do CCA PROVIM e CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana, participaram da missa na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, em orações e homenagens. No decorrer do dia, muita animação com direito a pula pula, dança, música, jogos e outras atividades. O dia de festa, não pode terminar de outra forma que não com um belíssimo bolo para festejar a data tão especial.

“É bem importante parar um dia na semana, no mês para realizar essa atividade com os jovens, principalmente no dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Não deixar passar em branco é fazer valer o lugar que trabalhamos e, as atividades de recreação enxergo como uma forma de atrair os jovens para uma data tão significativa. ”, declarou Ingrid Huanca ex-voluntária e atual estagiária do Instituto Dom Bosco Bom Retiro.

Comunicação e Marketing – IDB