Dia das Crianças no Colégio São Joaquim
10/17/2017
Obra Social São João Bosco recebe o reitor-mor e mostra seu trabalho
10/17/2017

Reitor-mor fala aos educadores salesianos

Em encontro realizado dia 16 de outubro, padre Ángel Fernández Artime incentivou os educadores salesianos, leigos e consagrados, a permanecerem juntos na missão

Uma alegre e agradável reunião de família: foi assim o encontro do Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, com os educadores salesianos. O evento foi realizado na manhã de 16 de outubro, no Escola Salesiana São José de Campinas – SP, reunindo cerca de 250 representantes da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Rede Salesiana Brasil de Ação Social e e Rede Salesiana Brasil e Ensino Superior de todo o estado de São Paulo. No salão em que foi servido o café da manhã, Pe. Ángel fez questão de abraçar e dirigir algumas palavras a cada um que se aproximou, em uma expressão de carinho e simpatia que já se tornou característica de sua visita à Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (SP).

Na capela da escola, o décimo sucessor de Dom Bosco iniciou o encontro explicando que, até o final de 2017, terá visitado 68 nações, conhecendo o trabalho realizado pelos Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora e Família Salesiana: “Em cada um desses lugares, me alegra e impressiona ver o bem que fazemos e que o fazemos juntos”. Reafirmando a alegria de estar pessoalmente com os educadores, Pe. Ángel considerou que “ainda que não seja um encontro longo, podermos nos abraçar e olhar – porque sou latino também, e apreciamos esse encontro com a vista e os abraços – é um momento de graças, de proximidade (…). Aqui estão educadores das escolas, das universidades, das obras sociais e quando vejo uma riqueza como essa e tudo que fazemos, sei que é porque juntos chegamos a uma qualidade educativa e pastoral”.

A importância da missão compartilhada entre educadores leigos e religiosos foi a tônica na fala de Pe. Ángel. Ele ressaltou que a educação é um campo valioso de trabalho, no qual é possível agir para transformar o mundo: “Temos uma missão compartilhada entre leigos e Salesianos, entre nós e as irmãs, e isso é de uma força incrível”. Outro ponto salientado pelo reitor-mor é a necessidade de que, cada vez mais, os educadores e as educadoras fortaleçam sua identidade salesiana e cristã. “Não significa que todos tenhamos uma vida perfeita, sem dificuldades. Mas significa que os educadores das casas salesianas devemos transmitir tudo que temos de bom e de melhor. Que sejamos capazes de transmitir a excelência profissional, claro, mas não só. O que nos distingue é o estilo salesiano de educação, é o Sistema Preventivo, é a espiritualidade salesiana. É transmitir valores, não somente conteúdos”.

A palavra foi aberta e Pe. Luís Otávio Botasso, animador do Polo SP da Rede Salesiana Brasil de Escolas, pediu que padre Ángel reforçasse também qual é o papel dos religiosos e das religiosas nessa missão compartilhada. “Nós, religiosos, temos de garantir a vocês, educadores leigos e competentes na ação educativa e pedagógica, a identidade do carisma salesiano. Em todas as horas, em todas as obras: ter nossa identidade carismática. Isso é o que devemos fazer”, completou, agradecendo, como sucessor de Dom Bosco, pela oportunidade do encontro.

A celebração eucarística foi presidida pelo reitor-mor e concelebrada por padres salesianos. Na homilia, Pe. Ángel falou da vocação do educador e de como é uma grande responsabilidade – e também uma grande alegria – atender a esse chamado. “Dom Bosco está aqui em espírito, mas não corporalmente. Ele não pode olhar, mas o nosso olhar sobre um jovem pode ser o de Dom Bosco. Nosso abraço pode ser o de Dom Bosco. Sua palavra de apoio para um jovem que precisa é a palavra de Dom Bosco. Cada um de nós é mediação de Deus; somos seus instrumentos, assim como foi Dom Bosco”.

Ao final da missa, alunas do Oratório São José prestaram uma homenagem ao reitor-mor e Pe. Ángel, sob aplausos, coroou a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Texto: Ana Cosenza – Boletim Salesiano / Fotos: Odjair Baena Produções