Cerimônia de formatura em grande estilo no Instituto Dom Bosco
01/05/2015
Campanha “Rede do Bem” do IDB conta com apoiadores comprometidos
01/06/2015

Reitor-Mor apresenta Estreia do Bicentenário

“Como Dom Bosco, com os Jovens, para os Jovens”: o lema da primeira Estreia do Pe. Ángel Fernández Artime como Reitor-Mor tem o sabor de uma volta à essência do carisma salesiano. O sentido pleno deste dom, feito a toda a FS, se desvela durante a Apresentação da Estreia, ocorrida na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), em Roma.

A opção pela data (27 de dezembro) para o lançamento pelo Reitor-Mor representa uma novidade, visto que tradicionalmente ele se reservava para o último dia do ano. O Programa, não obstante, prosseguiu em sua estrutura tradicional. O cordial encontro se deu no Salão-Teatro da Casa. A capacidade do ambiente permitiu acolher as FMA das casas dependentes da Madre, a Comunidade da Casa Geral, as Noviças dos dois Noviciados (de Castelgandolfo e de Roma), muitas Religiosas da Inspetoria Romana, vários Capelães e Confessores, e alguns SDB da vizinha Universidade Pontifícia Salesiana (UPS).

Primeiro falou a Madre Geral das FMA, Ir. Yvonne Reungoat, que deu as boas-vindas ao Reitor-Mor e a todos os presentes.

A seguir  Pe. Fernández Artime ilustrou os pontos mais salientes da Estreia: seu ser-palavra-de-unidade para toda a FS;  um olhar para Dom Bosco para assumir o Coração do Bom Pastor; a atenção preferencial pelos jovens, especialmente os pobres; uma recordação do I Centenário de Nascimento de Dom Bosco (1915) e a realidade do Bicentenário (2015); e para terminar, a evocação de duas mulheres fundamentais do carisma salesiano: Mamãe Margarida e Maria SS.

Em seguida foi projetado o Vídeo de lançamento da Estreia 2015, outro elemento que nos últimos anos se tem imposto como apropriado à tradição, em condição de sustentar, com a imediatez das imagens, a mensagem do Reitor-Mor. “São três, pois – disse o Reitor-Mor –, os recursos disponíveis para este ano: o vídeo de apresentação (I); o Texto da Estreia a ser aprofundado (II); e uma Apresentação, que resume os elementos centrais” (III).
Depois de instantes, para sentir a ressonância entre os presentes, e as perguntas ao P. Fernández Artime, o Ato se encerrou com uma saudação da Madre Reungoat e momentos de convivialidade salesiana.

O texto completo da Estreia, a apresentação e o vídeo podem ser acessados clicando aqui.

Boletim Salesiano via Info ANS