Pe. Alcides comemora jubileu com comunidade de São Carlos
09/14/2015
Crianças e adolescentes de São Carlos festejam Dom Bosco
09/14/2015

Programação especial com as relíquias de Dom Bosco em São Carlos

Entre os dias 6 e 13 de setembro, a comunidade de São Carlos recebeu as relíquias de Dom Bosco. As diversas atividades que fizeram parte de uma programação chamada “Uma semana com Dom Bosco” foram encerradas com missa solene e uma moção de congratulação.

A urna, uma réplica da original que está em Turim, na Itália, contém fragmentos do cérebro e ossos de Dom Bosco. Ela chegou a São Carlos no dia 6 e foi acolhida com uma carreata que seguiu do Ginásio Municipal Milton Olaio Filho até a quadra dos Salesianos, onde o inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, presidiu missa solene.

No dia 8 a urna visitou o Espaço Dom Luciano Mendes de Almeida, obra social dos Salesianos São Carlos, e a Fundação Casa, foram realizadas dinâmicas e momentos de oração com os jovens internos. Na quarta-feira, 9, as relíquias foram levadas ao Lar Juvenil São Domingos Sávio, em Araraquara, obra também tutelada pelos Salesianos São Carlos, onde ficou exposta às crianças e à comunidade em geral.

Completando os eventos, houve mesa redonda com o tema ”O Sistema Preventivo como resposta para a educação atual” e o “Teen Festival Mariano”, evento que reúne os grupos de música da cidade para um festival que este ano teve como tema “Dom Bosco”.

No dia 13 a comunidade de São Carlos despediu-se das relíquias de Dom Bosco com missa solene presidida por Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, arcebispo emérito de Passo Fundo-RS, com a participação de todos os ministros da Eucaristia da comunidade, os formados salesianos, seminaristas diocesanos, Salesianos Cooperadores e ex-alunos do antigo Educandário Salesiano de São Carlos, que se confraternizaram durante todo o dia.

Ao término da Santa missa, o vereador Lineu Navarro, solenemente entregou aos Salesianos uma Moção de Congratulação, na qual manifesta congratulação com os Salesianos pela celebração do Bicentenário de Dom Bosco. O vereador em sua fala manifestou a gratidão à Congregação Salesiana, “enaltecendo o relevante trabalho social desenvolvido em absoluta fidelidade aos seus ensinamentos”. Relatou a necessidade de se ter cada vez mais instituições capacitadas com a educação como os Salesianos de Dom Bosco.

Salesianos em São Carlos

Os Salesianos estão presentes na cidade desde 1977. Nestes 38 anos, são reconhecidos pelo trabalho que prestam à cidade e à comunidade. As atividades desenvolvidas são o Programa Vida Melhor (Provim), de atendimento de crianças no contra turno escolar, o CPDB com cursos profissionalizantes, as Medidas Socioeducativas, além da prestação de serviços à comunidade religiosa na Capela Nossa Senhora Auxiliadora.

Diogo Daniel