Centro Salesiano de Formação abre inscrições para cursos a distância
01/31/2018
Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2018 com os jovens
02/02/2018

Primeiras Profissões Religiosas e o caminho da vocação salesiana

O final de janeiro e o início de fevereiro marcam a retomada do trabalho das casas de formação salesianas, conhecidas popularmente como seminários. No dia 31 de janeiro, de maneira especial, é comemorado também o Dia de São João Bosco, fundador e patrono da Sociedade São Francisco de Sales, os Salesianos de Dom Bosco.

Neste dia especial, às 19 horas na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Curitiba, 11 jovens fizeram sua Primeira Profissão Religiosa, após prepararem-se durante um ano na fase formativa do Noviciado. A celebração eucarística foi presidida pelo inspetor da Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre, Pe. Asídio Deretti e concelebrada pelos inspetores de São Paulo, Pe. Justo Ernesto Piccinini, de Recife, Pe. Nivaldo Pessinatti, Pe. Edson Castilho, ex-inspetor de São Paulo, pelo Mestre de Noviços, Pe. Cassio Rodrigo de Oliveira e um grande número de sacerdotes salesianos. Também participaram da celebração irmãos salesianos, membros da Família Salesiana, familiares, amigos e membros da comunidade paroquial.

Da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, professaram os jovens Leandro Procópio Donizete, Leonardo da Silva Rodrigues, Ir. Lucas Rodrigues da Cunha, Ir. Paulo Henrique dos Santos Bastos e Ronnaldh Alexandre R. de Oliveira. Juntamente com os demais neoprofessos, eles seguem para a Comunidade São José, em Lorena-SP, para continuarem seu processo formativo no Pós-Noviciado.

Na mesma noite, 17 jovens foram apresentados à comunidade para darem início à experiência do Noviciado, sendo seis da Inspetoria de São Paulo: Eduardo Ferreira Nunes dos Santos, Fabrício da Silva Batista Lopes, Francisco Matheus Fontes de Lima, Júlio Cesar Correa da Costa, Lucas de Oliveira Santos e Rodrigo Carbogim. “É uma fase fundamental da configuração do coração do salesiano de Dom Bosco. Eles aprofundam os valores da vida religiosa salesiana, acompanhados pelo padre mestre e pela comunidade formadora. A eles a nossa prece. Que façam uma bela experiência. Que possa daí surgir bons, felizes e fieis novos salesianos”, afirmou o Pe. Tiago Eliomar, coordenador do Serviço de Animação Vocacional.

Anderson Bueno – Del. Comunicação Social com informações de Pe. Tiago Eliomar / Fotos: Inês Bruno e Inspetoria São Pio X