Falece Dom Bonifácio Piccinini, salesiano bispo emérito de Cuiabá
12/01/2020
Missionários vietnamitas são ordenados sacerdotes em SP
12/09/2020

Planejamento e Metodologias: Parada Pedagógica no IDB

A Parada Pedagógica de Novembro (27/11) teve início com Marcos Ribeiro, Educador do Centro para Crianças e Adolescentes/Programa Vida Melhor (CCA/PROVIM), e Lucas Andrade, da Pastoral, trazendo energia através do canto, com o auxílio de outros educadores (André Reis e Marcos Paulo) nos instrumentos.

Na sequência, o Diretor Presidente Pe. Helio Espinula, fez a abertura do momento passando a palavra para a equipe de Pastoral. Marcos Nunes e o Dc. Magno Fonzar, abordaram de forma positiva e esperançosa temas como: O tempo de Espera; A importância da memória e nossas expectativas. Lembrando-nos o tempo todo de que: “O melhor está por vir!”. Finalizando o primeiro momento, Larissa Borges, integrante da equipe, propôs que os participantes escrevessem em um papel seus enfrentamentos, crenças e perspectivas para o novo ano.

Em continuidade, Alex Brito, Gestor Financeiro da Obra, falou sobre a Campanha do Dia de Doar, realizada pela União Pela Vida (UPV), incentivando os presentes a compartilharem os arquivos publicados nas mídias do Instituto. Além disso, comunicou sobre as novas iniciativas do IDB no que referem-se à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

No segundo momento, as equipes reuniram-se individualmente para tratarem de assuntos específicos de seus serviços, apresentando ferramentas e recursos utilizados no processo de avaliação, além de formas de planejamento e metodologias que auxiliam na organização de trabalhos e gerenciamento de projetos e tarefas. As orientações citadas pelas Coordenadoras dos serviços CCA/PROVIM (Myrian Varallo) e Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP (Rosana Ferreira e Maria Ap. França), partiram de uma consultoria realizada com a voluntária de desenvolvimento Rosângela Melatto.

No final do dia, foram celebrados os aniversariantes do mês.

A PP deste mês, deu continuidade ao formato presencial como na anterior (outubro). Aqueles que pertencem ao grupo de risco, mantiveram-se seguros em suas casas e receberam as orientações/informações via email.

Por Fabiana Santello – Comunicação Instituto Dom Bosco Bom Retiro