Casa de Dom Bosco realiza festa junina em Americana
06/23/2015
Lançado o Dicionário do Concílio Vaticano II, que tem colaboração dos Salesianos
06/25/2015

Pe. Lima participa da autoria e lançamento de novo documento do CELAM

Desde junho de 2014 uma equipe de colaboradores convocados pela Secção de Catequese do Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) vem redigindo novas orientações para a prática de uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã. O Pe. Luiz Alves de Lima, SDB, da comunidade São Tomás de Aquino, da Lapa, em São Paulo, e professor do curso de Teologia do Campus Pio XI do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) participou da redação de tal documento, cuja conclusão se deu em reunião em Bogotá, Colômbia, em março de 2015.

No início de junho, de 1 a 5, reuniram-se os bispos e assessores das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe para sua apresentação, estudo e lançamento em Bogotá (Colômbia). Pe. Lima ficou encarregado de apresentar a parte central e mais importante do texto, ou seja, o segundo capítulo, sobre a iluminação ou reflexão em torno do tema. Embora faltassem representantes de alguns países, o encontro contou com 30 participantes. O documento, então lançado, contém três partes: 1) Contemplar (um olhar de fé sobre nosso tempo); 2) Discernir (alguns critérios de iluminação) e Propor (novos horizontes para a catequese).

Com relação a muitos países da América Latina, o Brasil está bastante adiantado na reflexão e novas propostas de iniciação cristã, na linha do catecumenato, e por isso pode contribuir consideravelmente para o novo documento. Trata-se de um pequeno volume, de apenas 70 páginas, mas denso, estimulante e propositivo, refletindo muito as orientações de Aparecida e do Papa Francisco. Seu título é: “A alegria de iniciar discípulos missionários numa mudança de época: novas perspectivas para a Catequese na América Latina”. Certamente em breve o novo texto será traduzido e publicado pelas editoras católicas do Brasil.

Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora