Momento Dom Bosco: jovens lançam série sobre o Pai e Mestre da Juventude
08/10/2016
Em carta aberta, juventude salesiana renova seu compromisso de fé
08/11/2016

Pe. Lima assessora encontros sobre Catequese no Brasil e no exterior

Durante o mês de julho, o Pe. Luiz Alves de Lima, sdb, formador e professor de teologia no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Campus Pio XI, no Alto da Lapa (SP) assessorou diversos encontros, sempre em torno do tema da Iniciação à Vida Cristã ou cursos de formação de catequistas.

Inicialmente, de 5 a 10 de julho esteve em San José de Costa Rica, onde dirigiu um congresso nacional com o lema: “Catequistas, ministros da Misericórdia”, focado sobretudo nos processos de Iniciação à Vida Cristã a serviço da qual está sempre a catequese. Na capital costa-riquenha pronunciou três palestras para mais de 200 sacerdotes, religiosos/as e catequistas provindos de todas as dioceses do país. Às palestras seguiam-se sempre debates e seminários.

Logo a seguir, de 12 a 16 de julho, ministrou curso numa Escola Regional de Catequese promovida pelo Regional Norte 2 da CNBB em parceria com o UNISAL. O local do curso foi o imponente Cenóbio, grande centro de formação da Diocese de Castanhal, há 70 quilômetros de Belém. Dessa vez o tema foi: Eclesiologia e Catequese.

Por fim, de 22 a 25 de julho ministrou curso sobre Liturgia e Catequese na Diocese de Ji-Paraná (Rondônia), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, fundada por antigos salesianos de Manaus, mas hoje dirigida por diocesanos. Aí também houve grande afluxo de catequistas, que apesar das longas distâncias e dificuldades de meio de comunicação, vieram atualizar-se, cientes da importância da formação permanente no ministério catequético.

Ainda em carta de 15 de julho de 2016, P–nº. 0508/16, assinada por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB e por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário da mesma instituição, a presidência da CNBB nomeou a comissão encarregada de preparar o Tema Central da 55ª Assembleia Geral da CNBB, constituída de 5 bispos e 5 sacerdotes, entre os quais o Pe. Luiz Alves de Lima. Essa Comissão terá o encargo de preparar o Instrumento de Trabalho sobre a Iniciação à Vida Cristã, que será o tema central e principal da Assembleia Geral da CNBB que se reunirá em Abril de 2017, após a Páscoa, na cidade de Aparecida.

ISSP