Pobreza e Solidariedade
01/06/2015
Bicentenário é declarado evento de interesse nacional na Argentina
01/07/2015

Pe. João Gabriel é o novo sacerdote salesiano

No dia 20 de dezembro, a Paróquia São Pio X, em Ourinhos-SP, cidade localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, esteve em festa para receber de volta seu filho João Gabriel Galhoti Pinto, ordenado o mais novo sacerdote salesiano.

Pe. João Gabriel tem 29 anos e nasceu em Ourinhos. Cresceu frequentando com a família a Paróquia São Pio X, onde fez a Primeira Eucaristia, a Confirmação e participou de diversas pastorais, especialmente as que envolviam jovens.

Escolheu como lema sacerdotal a passagem do Evangelho de João 15, 12: “Amai-vos como eu vos amei”. Ele conta que sua vocação sacerdotal surgiu por meio do sacramento da Penitência (confissão): “Uma vez, numa confissão, o padre me perguntou se nunca tinha passado pela minha cabeça ser padre. A princípio descartei a possibilidade, mas aquele questionamento continuou ressoando em meu coração. Busquei então saber mais sobre aquele ‘negócio’ de vocação”.

O neosacerdote é também um exemplo de como os novos pátios de comunicação, em especial a internet, também tem se tornado canais importantes para a evangelização e o surgimento de novas vocações. “Certo dia, navegando pela internet, acessei o site dos Salesianos de Dom Bosco e enviei um e-mail pedindo algum material sobre a congregação. Após um tempo, recebi uma ligação convidando para que eu participasse da Convivência Vocacional em Piracicaba. Fui e o que pude experimentar veio ao encontro dos meus sonhos: o trabalho voltado para a evangelização e educação dos jovens. Foi amor à primeira vista: a alegria, o clima de família, o modo juvenil de seguir a Jesus Cristo me fascinaram”, conta o padre, que pede ainda que oremos por ele para que seja sempre fie e generoso ao gosto de Deus.

A ordenação presbiteral do Pe. João Gabriel foi a terceira programada para o final de 2014 e início de 2015. A próxima ordenação presbiteral será a do Diácono Tiago Eliomar Gonçalves de Morais, SDB, no dia 17 de janeiro em Araras-SP. No dia 24 de janeiro o salesiano Tércio Rodrigo Santos da Silva fará sua Profissão Religiosa Perpétua em Lorena-SP e no dia 7 de fevereiro, em São Paulo, os salesianos Alexandro Santana e Pedro André Pinto Junior serão ordenados diáconos.

Anderson Bueno