Assessores participam da reunião de formação e planejamento da PJS
04/13/2016
Obra de misericórdia: aspirantes doam sangue em Taubaté
04/15/2016

Paraguai: doação de alimentos para mais de 40 mil desalojados pelas inundações

receberam neste ano ajuda alimentar de emergência, dado que a região sofreu as piores inundações dos últimos 50 anos. Em dezembro passado, as autoridades do País declararam estado de emergência e obrigaram cerca de 130 mil pessoas a abandonarem suas casas.

A ajuda alimentar de emergência foi possível graças à colaboração entre a Procuradoria Missionária de New Rochelle e a organização “Feed My Starving Children” (literalmente, “Alimenta minhas crianças famintas”). A ajuda consistiu na doação de 10 mil quilos de arroz enriquecido, capaz de garantir a segurança alimentar a 40 mil pessoas vitimadas pelas inundações.

Os Salesianos no Paraguai estão respondendo às contínuas exigências das vítimas das inundações; e o seu trabalho sempre teve em mira a educação e a formação dos jovens, para que tenham melhores oportunidades de futuro.

As áreas às margens do rio, onde vivem sobretudo famílias pobres, foram evacuadas durante a última inundação e quase todos os seus habitantes foram transferidos para refúgios temporários.

As vítimas foram levadas para acampamentos instalados em praças, terrenos públicos e espaços militares, onde vivem em más condições e onde muitas famílias ainda temem por nova inundação, prevista para junho ou julho, devido ao fenômeno meteorológico “El Niño”.

O Paraguai é um dos países mais pobres da América do Sul, e é neste contexto que os Salesianos trabalham: do total de 6,5 milhões de habitantes quase 23% vivem em condições de pobreza, com menos de um dólar por dia. O desnível entre a pequena classe burguesa e a ampla classe popular é extremamente grande e praticamente não permite a mobilidade social. A agravar esta condição existem outros problemas, como a realidade dos jovens, a precariedade do trabalho, gravidez na adolescência, falta de alfabetização.

De Missiones Salesianas para ANS – Assunção