Estreia 2021 “Movidos pela esperança”: vídeo oficial e comentário do Reitor-Mor
01/28/2021
Jubileus 2021: 70, 60, 50 e 40 anos de Profissão Religiosa
01/31/2021

P. Paulo Profilo é convidado a falar ao Dicastério para a Formação em Roma

O P. Paulo Profilo, salesiano da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, concluiu em julho de 2020 em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, o mestrado em Direito Canônico. O tema da sua dissertação de mestrado foi: “Uma análise jurídica do foro interno a partir da prática formativa dos Salesianos de Dom Bosco”.

Nos últimos anos tanto o Dicastério para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana bem como o Dicastério para a Formação, órgãos de animação a nível mundial dos Salesianos, têm se preocupado com o tema do acompanhamento espiritual, não só dos jovens destinatários da missão salesiana bem como dos salesianos em formação. Nessa perspectiva o tema da dissertação do Pe. Paulo chamou a atenção da equipe do Dicastério para a Formação que o convidou para que no dia 11/06/2020 pudesse apresentar a sua dissertação para a equipe, acompanhada do conselheiro geral para a Formação, P. Ivo Coelho, e o procurador geral da Congregação, P. Pier Fausto Frisoli.

Na última quarta-feira (20/01), o Conselho Geral, reunido na sede da Congregação Salesiana em Roma, dedicou-se para o estudo do tema do “foro interno” e, a convite do P. Ivo Coelho, o P. Paulo Profilo também teve a oportunidade de colaborar com a reflexão do Conselho Geral fazendo uma intervenção com um texto e um vídeo gravado que foi enviado para a ocasião.

Em 2021, P. Paulo assume como Diretor Geral da presença dos Salesianos no Alto da Lapa, em São Paulo (SP), que compreende a Comunidade São Tomás de Aquino, onde vivem os salesianos estudantes de Teologia de todo o Brasil salesiano; o  Instituto Teológico Pio XI; a Paróquia São João Bosco; e o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco. Ele também será professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia do Centro UNISAL, campus Pio XI.

Por Comunicação ISSP