IDB realiza encerramento do CCA/PROVIM com bingo, teatro e gratidão
12/23/2020

OSSJB Campinas promove encontro internacional entre com jovens do Equador

Os jovens do grupo juvenil da Obra Social São João Bosco, em Campinas (SP), tiveram a oportunidade de participar de um encontro interacional on-line, realizado no dia 11 de dezembro. A iniciativa partiu do educador Rodrigo Adamo, animador de pastoral do Núcleo Dom Bosco, localizado no bairro Vida Nova. Há alguns anos, o educador participou de um encontro internacional de voluntariado missionário e, desde então, manteve contato com Jessica Villacrés Baldeón, uma jovem do Equador que é coordenadora do Movimiento Juvenil Salesiano Colmena das Filhas de Maria Auxiliadora do país.

Com a pandemia do novo coronavírus, a facilidade de acesso às plataformas digitais fez com que surgisse essa ideia de que os jovens pudessem se conhecer virtualmente para partilhar as diferentes culturas e os desafios com esta nova realidade que estamos vivendo na pandemia.

A reunião teve como pano de fundo a experiência de Madre Mazzarello, que ao ver a Igreja da janela de seu quarto, se sentia unida ao Senhor Jesus, mesmo impossibilitada e distante da igreja.

O encontro virtual foi dividido em 3 momentos, nos quais os 48 participantes puderam trocar varias experiências. O primeiro se chamou “Janela Musical” no qual cada grupo apresentou alguma música típica de seu país. No segundo momento, chamado “Janela da Nossa Cidade”, os jovens apresentaram a realidade onde moram e algumas curiosidades sobre Campinas e Quito. No terceiro momento, os jovens foram divididos em grupos pequenos para que pudessem se conhecer melhor e partilhar como estão vivendo esse tempo de pandemia.

A experiência foi muito bonita e as janelas continuam abertas para outros encontros.

Confira o que nossos jovens levaram desta experiência de intercâmbio e fé:

Gislaine Lopes, 19 anos: Tivemos a incrível experiência de nos encontrarmos virtualmente, para poder compartilhar nossas culturas. O encontro foi maravilhoso, foi uma oportunidade de abrirmos nossos horizontes para o novo, para podermos aprender um pouco sobre as práticas de ensino salesianos de outro lugar. Todos aqui do Brasil que participaram gostaram muito desse encontro, se divertiram e a vontade de conhecer o Equador e o pessoal presencialmente ficou em cada um.

Bruno Rueda, 16 anos: O encontro internacional me pareceu uma experiência única, já que pude aprender varias coisas sobre o Brasil. Além disso, eles puderam se abrir e nos receber com um abraço caloroso. A parte que eu mais gostei foi quando nos dividimos em grupos pequenos para partilhar. Mesmo com uma pequena dificuldade no idioma, nós conseguimos nos comunicar mais pessoalmente e nos conhecer mais profundamente.

Domenica Rubio, 18 anos: Ao participar neste intercâmbio cultural pude sentir não somente como parte de um grupo, mas em algo maior, porque ao partilhar nossas tradições também mostramos como nós somos, o que nos faz como pessoas e aprender um do outro. Expandimos nossas experiências e amamos mais nossos semelhantes fazendo do mandamento de Deus algo real, algo que quer seguir nos unindo e servindo. Apesar de nossas dificuldades, viver sempre alegres.

Por Mariana Ignácio – Comunicação Obra Social São João Bosco