Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica
01/26/2016
Portas abertas, o ano letivo começou!
01/27/2016

Novidades no Centro de Empreendedorismo do UNISAL Lorena

Ele é inovador, leve e informativo. Estamos falando do novo logo do Centro de Empreendedorismo do UNISAL Lorena.

Existente desde 2011, o CdE ainda não tinha uma marca que descrevesse tão bem o seu real papel na Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte.

O coordenador do Centro, Leandro Costa, descreve os conceitos do novo logo que foram confeccionados em parceria com o assistente do CDE, Thiago Villela, e a designer, Natássia Kuraiem.

“Separamos 3 cores para o nosso logo, não por acaso, todas têm um significado especial que vai ao encontro daquilo que acreditamos ser o nosso Centro”, avalia Leandro Costa.

A psicologia das cores afirma que o vermelho traz energia e dá ânimo para encarar e confiar em novos projetos. Neste caso ele representa empreendedorismo tradicional.

A cor verde é a que traz equilíbrio e harmonia, fatores essenciais para continuidade de um projeto. Ela é citada no logo como destaque ao empreendedorismo social.

O azul simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Neste caso, representa a segurança e confiança em si mesmo. Não poderia haver melhor representatividade ao intraempreendedorismo.

“Agora sim podemos dizer que temos a “nossa carinha”, temos identidade e sabemos, mais do que nunca, a que viemos”, revela o coordenador do CdE.

Novos projetos em 2016

O amadurecimento exigiu muito estudo. O ano de 2015 foi de muita reflexão e desenho de projetos e, ainda assim, uma marca recorde de atendimentos internos e externos. Entre Alunos UNISAL, FATEA, USP e comunidade passaram pelo CDE 650 pessoas.

Achou muito? Espere pra ver o que eles estão planejando para 2016.

Segundo Thiago Villela, este será um ano de colocar em prática o que está no papel. “Colocaremos a mão na massa, tiraremos mais ideias do papel, iremos impactar o público com a Semana do Empreendedorismo, enfim, trabalharemos muito com o universo de mais de 4 mil estudantes, além daquelas pessoas de fora que procuram o Centro em busca de orientação”, revela Thiago.

A partir do 2º semestre de 2016, todas as 6 Engenharias do UNISAL vão ganhar a disciplina de empreendedorismo. A novidade deve marcar um novo rumo dentro dos projetos acompanhados pelo CdE desde a criação até a implantação. Segundo estatísticas do Centro, a RMVale, em especial, a cidade de Lorena, conta com empreendedores mais tradicionais.
Por mais que o CdE do UNISAL seja no Vale, o Professor Leandro afirma que a intenção é sempre desenvolver habilidades empreendedoras para que a pessoa possa voar alto e para o destino que desejar. “As mudanças se fazem importantes a todo instante. Além do novo logo, vamos mudar também o nosso espaço físico, aumentaremos o número de participações em feiras e eventos nacionais, o que acreditamos ser uma ferramenta de conscientização da população de nossa Região sobre o grande potencial que temos aqui”, revela Leandro.

Ano de Crise?

O que parece pretensão é, na verdade, o reflexo de um cenário desestimulador da economia. Leandro vai na contramão das estatísticas e pensamentos de que 2016 será um ano perdido. “Parece clichê, mas é justamente em época de crise que as oportunidades aparecem. Apesar de o Brasil parecer ser uma terra infértil, temos investidores internacionais interessadíssimos em nosso potencial”, afirma o coordenador.

O CdE fez o caminho inverso de muitos novatos no empreendedorismo. Eles calcularam o risco, planejaram o ambiente e partiram para novos desafios em busca de ajudar a desenvolver pessoas.

Qual o perfil eles buscam? Estão em busca de gente com força de vontade e sem medo de falhar.

“Grandes empreendedores que hoje são notáveis fracassaram de 3 a 4 vezes, sem exceção. Erre cedo, erre o quanto antes e aprenda com todos os tropeços”, este é um conselho unânime dos empreendedores.

Comunicação e Marketing – UNISAL