Paróquia Sagrada Família promove encontro de seus grupos da Família Salesiana
02/26/2018
Piracicaba: Colégio Salesiano Dom Bosco assina termo de parceria do Fumdeca
02/27/2018

Interlocutores reúnem-se para discutir sobre o Projeto Orgânico Local

Representantes escolhidos pelas presenças salesianas para intermediar o processo de planejamento estratégico das casas, também chamados interlocutores, reuniram-se na quinta-feira, 22 de fevereiro, no Centro Inspetorial, em São Paulo, para uma capacitação sobre a elaboração do Projeto Orgânico Local, o POL. Ao todo, participaram 25 pessoas, entre salesianos e leigos, representando 15 presenças salesianas do Estado de São Paulo.

A função dos interlocutores é atuarem como ligação entre a Inspetoria e as presenças salesianas locais, auxiliando as casas salesianas para que desenvolvam um planejamento orgânico, respeitando as características locais, mas conscientes de que fazem parte de uma missão maior, com aspectos comuns e que devem ser respeitados como Inspetoria Salesiana de São Paulo e em rede com a Rede Salesiana Brasil.

A oração inicial foi conduzida pelo Pe. Roque Luiz Sibioni, vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil. Na sequência o inspetor, Pe. Justo Ernesto Piccinini, agradeceu a presença dos interlocutores e explicou a importância da realização do Projeto Orgânico Local.

Em seguida, a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Julia De Paolis, fez uma contextualização histórica explicando como surgiu a demanda pelo Planejamento Orgânico Inspetorial, o POI, da qual o POL é um desdobramento. Também foi salientada a importância para o planejamento estratégico das casas produzirem e entregarem os documentos solicitados pela Inspetoria, bem como responderem os questionários enviados periodicamente.

Para que possam auxiliar na elaboração do Projeto Orgânico Local em suas presenças, os interlocutores receberam uma cartilha produzida pela Inspetoria, na qual são propostas seis etapas para o desenvolvimento do POL e tiveram uma formação detalhada sobre cada uma delas com vídeos, dinâmicas e explicações técnicas.
Ao final da reunião foram definidas datas para a entrega dos questionários direcionados às paróquias, obras sociais, escolas e ensino superior, bem como a data para entrega do cronograma do trabalho de desenvolvimento do POL nas presenças locais.

Anderson Bueno com informações da SPD / Fotos: Fernando Gaia