Rede Salesiana Brasil de Ação Social é apresentada às obras
09/29/2015
CONISE, SEVILES e Seminário de Educação Sociocomunitária em Lorena
09/29/2015

Instituto Dom Bosco promove palestras especiais para colaboradores

Em 25 de setembro de 2015, as equipes administrativa, pedagógica e de serviços gerais do Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, em São Paulo, passaram por um dia de formação que teve as palestras do policial Alexandre Avilez, do DENARC (Divisão Estadual de Narcóticos) de São Paulo e de Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade.

O dia iniciou-se com a palestra do ex-aluno, ex-educador e atualmente policial civil do DENARC – Divisão Estadual de Narcóticos do Estado de São Paulo – Alexandre Avilez, com os temas “Qualidade e Valorização da Vida” e “Prevenção do uso nocivo das drogas”.

Na palestra Avilez lembrou diversos aprendizados de Dom Bosco que o ajudaram em sua carreira, como o Sistema Preventivo. Foi discutido de forma aberta os motivos que levam os jovens ao vício, seja lícito ou ilícito, como as drogas, bebidas alcoólicas, tabagismo e etc; como agir em caso de identificação de um jovem que demonstra suspeitas no ambiente interno da instituição e o correto procedimento para acionamento legal (jurídico).
A palestra foi enriquecida com vídeos demonstrando as reações causadas pelas drogas e as consequências familiares, assim como também buscou-se conscientizar os fumantes com uma breve dinâmica de demonstração do efeito causado pelo tabaco.

Também esteve presente Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade, que apresentou aos colaboradores a importância de ser um bom educador, independente do cargo. Foi lembrado que em casa católica e salesiana todos colaboradores são educadores e devem estar atentos e próximos dos educandos, pois assim se cria o vínculo de confiança, que pode livrar a juventude do acesso aos vícios negativos propostos por parte da sociedade.

Dom Carlos encerrou os momentos de palestras para os colaboradores da Instituição com uma benção indicada pessoalmente pelo Papa Francisco, no ano passado.

Texto e fotos: Lucas Silva