Sargento fala sobre os valores do civismo na Escola Salesiana São José
05/15/2015
UNISAL promove 14ª Semana de Estudos Jurídicos em Americana
05/19/2015

Instituto Dom Bosco distribui capelinhas de Nossa Senhora Auxiliadora

Ao decorrer da vida de Dom Bosco, Nossa Senhora Auxiliadora foi de imensa importância com momentos marcantes.

Conforme tradição salesiana no mês mariano, no Instituto Dom Bosco – Bom Retiro, foram criadas cerca de 40 capelinhas que foram distribuídas nas salas de aula e setores da obra, as quais colaboradores e educandos estão levando para suas casas para um momento de oração com seus familiares.

Neste mês mariano o Instituto Dom Bosco também realizará Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Importância de Nossa Senhora Auxiliadora na Vida de Dom Bosco

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi “Ela (Maria) quem tudo fez”, quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

Escreveu Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

Lucas Silva com informações da Canção Nova