Programa Universitário 5 estrelas comemora 10 anos no UNISAL Lorena
04/04/2017
Colégio São Joaquim promove Manhã de Espiritualidade
04/04/2017

III Fórum Sthem Brasil debate Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa

A Unicesumar (Maringá, Paraná), sediou em 30 e 31 de março, o III Fórum 2017 Sthem Brasil – Encontro sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa.

O Fórum é um evento oficial do Consórcio Sthem Brasil e reuniu professores de instituições de ensino superior de todo o Brasil, totalizando 266 inscritos de 40 IES, com apresentação de 11 trabalhos de apresentação em plenária e 19 temáticas.

A abertura do evento contou com a presença do diretor do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato; do presidente do Sthem Brasil e Professor do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, Fábio Reis; da representante da Laspau, Ana Paola Cuevo Navarro e do reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva. A palestra de abertura foi proferida pela professora da Boston College, Liz Reisberg.

Para o diretor do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato, a realização do evento é motivo de muito orgulho. “Este é um momento histórico para a Unicesumar, só temos de parabenizar pelo trabalho que é realizado. Essa instituição é um exemplo de qualidade e modelo a ser seguido para todas as instituições de ensino do Brasil”, pontua Rodrigo.

O presidente do Sthem Brasil, Fábio Reis, explica que a realização do fórum tem como objetivo o auxílio do desenvolvimento de IES e pesquisadores. “O Consórcio tem de colaborar com inovações acadêmicas e investir fortemente na formação e aperfeiçoamento dos professores, líderes e gestores. A partir daí podemos ter mudanças mais significativas na educação”, afirma Fábio.

A Laspau é uma afiliada de Harvard e tem uma parceria com o Sthem Brasil. A representante da Laspau, Ana Paola Cuevo Navarro elogia a iniciativa do fórum e destaca as dificuldades da realizar esse tipo de evento em outros países. “Unir professores nos países da América Latina não é fácil devido a quantidade de Instituições de Ensino Superior; o que a Sthem Brasil faz é algo louvável”, diz Ana.

O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, afirma que é preciso discutir a educação básica para que o desenvolvimento dos alunos seja completo. “Temos de melhorar a formação básica dos alunos para que eles cheguem mais preparados no Ensino Superior”, conclui.

Assessoria de Imprensa – Unicesumar