Lançados os selos comemorativos do Bicentenário de Dom Bosco
08/20/2015
Visita à exposição aproxima jovens da cultura e da arte
08/21/2015

II ENCOPAS trata de excelência acadêmica e evangelizadora

Celebração de Ramos no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, prepara pela equipe de Pastoral.

Nos dias 20 a 23 de agosto será realizado em Aparecida, SP, o II ENCOPAS, reunindo representantes de toda a Rede Salesiana de Escolas no Brasil.

Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), será realizado em Aparecida, SP, de 20 a 23 de agosto, o II Encontro de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas (II ENCOPAS). O evento reunirá gestores, diretores e equipes administrativas da RSE com o objetivo de aprofundar as exigências pastorais do presente e do futuro da escola salesiana no Brasil.

Desafios para a educação

Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, os trabalhos do II ENCOPAS têm início com as palavras de acolhida das diretorias da Rede Salesiana Brasil e da Rede Salesiana de Escolas. Também falará aos presentes, em nome do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a irmã Runita Galve Borja, conselheira internacional do Instituto para a Pastoral Juvenil.

Em seguida, os presentes terão duas palestras. A Profa. Dra. Silvia Regina Alves Fernandes, da UFRJ, falará sobre os “Cenários da realidade na atualidade: desafios para a educação” e o Prof. Dr. Pe. Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, tratará sobre os “Fundamentos teológicos para a Pastoral Escolar: educar e evangelizar”. O primeiro dia será encerrado com a Eucaristia e visita de oração na Basílica de Aparecida.

Identidade e missão

Na sexta-feira, dia 21, serão proferidas duas palestras no período da manhã. “Fundamentos cristológicos para a Pastoral Escolar: seguir o Mestre Jesus Cristo” é o tema abordado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, da PUC-SP. Em seguida, o Prof. Dr. Pe. Marcos Sandrini, SDB e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, falará sobre “Fundamentos eclesiológicos da escola católica: identidade e missão”. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos, para aprofundar as reflexões sobre:

*Educação e Itinerários à Fé para educandos e educadores – Ir. Tereza Cristina Pisani Domiciano (Ir. Teca), FMA.
*Tecnologia, Juventude e Pastoral – Edevaldo Gaudêncio, Edebê.
*Sistema Preventivo na Perspectiva Feminina – Ir. Adair Sberga, FMA.
*Mística e Competências no Projeto Educativo Pastoral Salesiano – Ir. Ivone Yared, FMA.
*Ensino Religioso e Confessionalidade – Profa. Sonia de Itoz.
*Pastoral Escolar e Gestão de Grupo: mediação curricular e evangelizadora – Pe. Osvaldo Bisewski, SDB.
*Educação e Evangelização na perspectiva do Papa Francisco – Prof. Amarildo Vieira de Souza, UNISAL.
*Carisma e Inculturação na Educação: perspectivas para as relações Étnico Raciais – Pe. Geraldo Adair da Silva, SDB.
*A Era da Interatividade: Relações nos processos educativos – Renan Luís Demeterko Silva e Cristina Matiele Alves Rego, AJS.
*Luzes do processo celebrativo do bicentenário de Dom Bosco para a Escola Salesiana em Pastoral – Pe. Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão), SDB.
*O dia se encerra com a partilha de experiências em plenário. Serão seis relatos (um proveniente de cada pólo da RSE) sobre boas práticas da escola salesiana em pastoral.

Juventudes

O sábado também será de muita atividade, iniciando com duas palestras no período da manhã. O Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, ministrará palestra sobre “Pastoral e juventudes: ir aos pátios existenciais”. A última palestra será de Ir. Maria del Carmen Canales, do Instituto das FMA, sobre “Projeto educativo pastoral: uma educação integral que evangeliza”.

À tarde, o padre Antonio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), SDB, falará sobre o projeto nacional da Articulação da Juventude Salesiana. Em seguida, os participantes serão novamente divididos em Grupos Temáticos para discutir sobre diversos temas relacionados à juventude:

*Juventudes e Espiritualidade – Ir. Maria Aparecida Lopes de Souza, FMA.
*Juventudes e Protagonismo – Ir Claudia Regina Correia Ribeiro, FMA
*Juventudes e Projeto de Vida – Ir. Raquielle Cassemiro, FMA.
*Juventudes e Carisma Salesiano – Pe. José Ricardo Mole, SDB e Ir. Solange Sanches, FMA.
*Juventudes e Oratório – Ir. Cláudia da Costa Matos, FMA e Ir. Maria de Nazaré G. de Lima, FMA.
*Juventudes e Redes Sociais – Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB e Pe. Osvaldo Bisewski, SDB.
*Juventudes e Voluntariado – Pe. Antonio de Assis Ribeiro (Bira), SDB.
*Juventudes e Família – Ir. Cecília de Castro Gomes, FMA.
*Juventudes e Sexualidade – Ir. Silvia Aparecida da Silva, FMA.

Será realizada no final da tarde uma mesa redonda sobre “O futuro da escola salesiana: desafios e caminhos na atualidade”. Coordenada pelo Pe. Nivaldo Pessinatti, SDB, a mesa terá como debatedores: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB; Ir. Runita Galve Borja, FMA; Renan Luis Demeterko Silva, coordenador da AJS, e Cristina Matiele Alves Rego, vice-coordenadora da AJS. Em seguida, será feita a leitura e aprovação da carta de compromisso dos participantes.

O II ENCOPAS encerra-se no domingo, dia 22, com missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por dom Raimundo Damasceno e concelebrada por dom Tarcísio Scaramussa e pelos padres presentes. Haverá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e pela TV Cultura.

Assessoria de Imprensa – RSE