Juventude dos GAMs se reúne para dia de formação e planejamento
09/23/2016
Dia da Turma: trabalho em grupo, cooperação e respeito
09/26/2016

Garage Sale e Pink Limonade: eventos de alunos beneficiarão comunidade

No dia 15 de setembro, quinta-feira, 17 alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana São José de Campinas, acompanhados pela professora de inglês Elisete Soave Vianna e o coordenador da Pastoral Rafael Belletti, visitaram a Comunidade Santíssima Trindade, no Parque Floresta. Essa comunidade promove todos os anos uma belíssima festa de Natal em que distribui mais de 500 brinquedos.

Na visita, os alunos entrevistaram Dona Edna, responsável pela festa, e entenderam a história dessa ação.

Os projetos Garage Sale e Pink Lemonade, da área de Inglês do Fundamental II, são responsáveis pela captação de parte dos recursos que possibilitam a compra de brinquedos para a comunidade acima mencionada. O objetivo do projeto Garage Sale é praticar o idioma e, ao mesmo tempo, realizar uma ação solidária.

Na Festa da Primavera, em 24 de setembro, os alunos do 7º ano, juntamente com a professora Elisete, promoveram a Garage Sale, onde serão vendidos os objetos doados pelos alunos e suas famílias (brinquedos, peças de roupa, livros, gibis, etc.).

Durante os Jogos Missionários, entre 1 e 8 de outubro, os alunos dos 6º ano também com a professora Elisete, promoverão a venda da Pink Lemonade que é uma limonada rosa muito comum lá nos Estados Unidos, um delicioso refresco de limão e cranberry.

Os dois projetos são desenvolvidos desde 2010. Segundo a professora Elisete, só acontecem porque os alunos se envolvem e abraçam a causa. “Durante todo o processo, o papel da professora é de apresentar o projeto, direcionar e organizar as ações e tudo acontece pois os alunos trabalham para isso. Além de se discutir sobre a cultura e costumes de uma nação diferente da nossa, o que se pretende é o despertar para a autonomia, protagonismo e alteridade, ou seja, ter um olhar para o outro e com esse olhar deslocado para o outro, procurar olhar para si mesmo e entender melhor o seu contexto”, finaliza a professora.

Comunicação e Marketing – ESSJ