A visão de Dom Bosco
05/13/2013
Arquivo Inspetorial
05/22/2013

Ex-Alunos (as) SDB

De modo abrangente, ex-aluno de Dom Bosco é todo aquele que já passou por um colégio, obra social e demais casas salesianas. De forma estrita, considera-se como parte da organização dos Ex-Alunos de Dom Bosco aqueles que se associaram livremente aceitando seus regulamentos.

Os Ex-Alunos de Dom Bosco nasceram a partir de um grupo de antigos alunos do primeiro oratório criado por Dom Bosco, em Valdocco, Turim, Itália. Tendo Carlos Gastini à frente, se apresentaram a Dom Bosco em 24 de junho de 1870 para manifestar sua gratidão.

A partir de então o movimento só teve a crescer, sendo organizado em primeiras “Uniões” na Itália e posteriormente em outros países. Em 1908 foi criada a Federação Internacional dos Ex-Alunos, idealizada pelo Pe. Felipe Rinaldi, Prefeito Geral da Congragação, tendo se tornado uma confederação mundial em 1954.

Em 1956 aconteceu o 1º Congresso Latino-Americano dos Salesianos Cooperadores em Buenos Aires, do qual frutificou o primeiro estatuto estruturando a organização desde o nível local até a Confederação Mundial.

Em 1956, por ocasião do 1o. Congresso Latino-Americano de Buenos Aires, surge o primeiro estatuto articulando a associação em Uniões locais, Federações Inspetoriais, Federações Nacionais e, a nível mundial, a Confederação Mundial.

“Os Ex-Alunos sentiam-se amados por Dom Bosco, não como simples discípulos, mas como filhos; e portanto, uma vez adultos, nasceu entre eles o pensamento natural de voltar à casa paterna. Assim continua a se reproduzir esta volta espontânea, às casas de educação onde se planta aquele ‘sentido reverencial’ percebido pelos Ex-Alunos e se trabalha com o mesmo espírito e método de Dom bosco. O Movimento dos Ex-Alunos não foi, portanto, instituído pelos educadores como associação pós-escolar com elementos escolhidos, com finalidade associativa, mas nasceu espontaneamente”, pela vitalidade de um Carisma que está em raízes.