O sim definitivo: dois salesianos fazem suas profissões religiosas perpétuas
01/28/2020
Educadores do Jardim Nordeste conhecem trabalho de proteção à crianças e adolescentes
01/29/2020

Escolas de Campinas têm planejamento, capacitação e apresentação da Estreia

Dando início às atividades do ano letivo, foi realizada, de 20 a 24 de janeiro, a Semana de Planejamento da Escola Salesiana São José e do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora.

Na abertura, um café da manhã foi oferecido aos professores e colaboradores da ESSJ e do Liceu. Na sequência, foi celebrada a missa na Capela São José. No auditório Artêmides Zatti, foram apresentados os novos colaboradores da ESSJ e do Liceu.

Entre os conteúdos da Semana estiveram a Estreia 2020, texto motivador escrito pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, que neste ano traz o tema “Bons cristãos e honestos cidadãos” e o tema “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6, 10).

A gestora de Tecnologia da Informação, Elaine Marchioretto, apresentou a comissão que vai acompanhar os processos referentes à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor no segundo semestre.

Outro ponto trabalhado foi a conversa com a Dra. Ticiana Paiva sobre a capacitação do projeto que iniciou na escola, em 2019, junto à direção, gestores, professores e funcionários, Prevenção e Cuidados – A crise emocional. Neste ano, há a continuidade desta importante ação preventiva. Durante a semana, a psicóloga, que é especialista em casos de suicídio, também trabalhou com as equipes da Escola Salesiana São José a capacitação do projeto “Acolhimento e cuidado ao estudante em sofrimento extremo”.

No Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora a semana contou ainda com formações sobre Psicomotricidade Educacional na Educação Infantil, formação de artes para os professores do Ensino Fundamental 1 com a professora Patrícia Cortelazzo, reunião de planejamento e diretrizes para 2020 juntos às coordenadores e orientadoras pedagógicas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e formação sobre sustentabilidade com a engenheira ambiental Camila Mattana Bugarim.

As demais escolas salesianas também realizaram períodos de formação e planejamento visando aprimorar o atendimento pedagógico para pais e alunos.

Texto: Simone Silva / Fotos: Comunicação e Marketing ESSJ e Liceu Nossa Senhora Auxiliadora