Podcasts da Rádio Dom agora no Spotify e Deezer
08/18/2020
Sistema Preventivo é tema de live com obra social Santa Clara
08/19/2020

Engajamento juvenil para a redução das desigualdades foi o tema do Dia Internacional da Juventude em Lorena

Construir pontes, derrubar muros e conectar propósitos. Foi seguindo essa proposta que 4 jovens de Lorena partilharam um pouco das suas histórias de vida, de superação e de engajamento. Ariel VieiraGabriel QuirinoFrancisco Villela e Tayná de Toledo Ribeiro foram os protagonistas deste bate-papo.

Nesta última quarta-feira (12/08) celebrou-se o Dia Internacional da Juventude, com a Live Por Eles: Engajamento Juvenil para Redução das Desigualdades ( https://youtu.be/4NaurcCHxUE ) , apresentada por Camila GuimarãesRonnaldn Oliveira, sdb e comentada por Guilherme Freitas, sdb.

Quando o assunto é a forma que esses jovens buscam impactar a vida dos seus, a palavra exemplo foi quase que unânime em suas opiniões. Embora destaque-se representatividades distintas, ambos concordam que é por meio do exemplo que se engaja e motiva outras pessoas.

A estudante Ariel relatou que foi por meio do exemplo de uma amiga que ela se apropriou da sua essência, afirmando que autoconfiança deve ser primordial para o empoderamento dos jovens. “Eu preciso reconhecer que eu tenho voz e que eu sou capaz”. E completou dizendo: “Eu preciso é chegar no espaço e ser ouvida”.

Refletindo sobre as partilhas, o salesiano Ronnaldh lembrou Santa Teresa de Calcutá ao dizer: “O que nós fazemos muitas vezes é uma gota no oceano, mas o oceano seria menor se não tivesse essa gota”. E foi por meio da gota de cada um que disse sim ao movimento IYDBrasil que pelo segundo ano consecutivo o Brasil lidera o ranking de engajamento juvenil. Confira no mapa das Nações Unidas:

Imagem: Google Maps

Imagem: www.unmgcy.org

O evento realizado em parceria entre a Rádio Dom e o COMJUV LORENA, representado pela presidente Camila Guimarães, contou ainda com a participação musical do rapper Gabriel Quirino que além de participar da discussão, abrilhantou a noite com o seu talento.https://www.youtube.com/embed/qobB2GzPcuI?

Por Camila Guimarães, jornalista e presidente do COMJUV Lorena – Rádio Dom