Após o desastre, a gratidão: o relato do Professor Santana
06/20/2016
Retiro: jovens do Instituto Dom Bosco preparam-se para a Semana Missionária
06/21/2016

Encontro Evangelho e Vida: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Lc 9, 18

Na liturgia do 12º Domingo Comum desse ano, nos deparamos com a passagem de Lc 9,18-24. Nessa perícope, Jesus provoca seus discípulos a responder uma pergunta peculiar: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, uma pergunta um tanto desconcertante, pois é sempre comprometedor dizer algo sobre a identidade de outra pessoa.

A vida cristã se apresenta comprometida com a identidade de Jesus, tanto é que, logo após a confissão de Pedro: “Tu és o Cristo de Deus.”, o Senhor anuncia o seu destino e o destino dos seus seguidores, o caminho da cruz.

Essa reflexão foi o núcleo do encontro vocacional, do qual 18 jovens participaram, na Casa Inspetorial dos Salesianos de Dom Bosco de São Paulo, em 18 e 19 de junho (sábado e domingo). A Eucaristia dominical, presidida por D. Hilário Moser, promoveu a culminância da segundo etapa dos encontros de 2016. O evento foi organizado pelo Serviço de Animação Vocacional, sob a coordenação do P. Tiago Eliomar.

O encontro vocacional Evangelho e Vida é proposto a rapazes da Inspetoria Salesiana de São Paulo, no processo de discernimento e amadurecimento para a vocação salesiana. Anualmente, o evento se dá em quatro etapas (março, junho, agosto e setembro), realizadas, em via de regra, num final de semana. Dentre as atividades que compõem os encontros, temos: celebrações, exercícios dirigidos por uma psicóloga, formações e palestras preparadas por diversos salesianos, atividades esportivas, tempos de convivência, dinâmicas lúdicas e orientação espiritual.

Contamos com a orações de todos os amigos e amigas de Dom Bosco, para que o “Anúncio Jovem” do Reino de Deus seja marcado pelo crescimento de vocações comprometidas. Um dos compromissos mais sérios de uma comunidade cristã é rezar pelas vocações.

Eraclides Reis Pimenta, SDB