Cone Sul: Delegados para a Pastoral Juvenil reúnem-se em Campo Grande
10/26/2017
Noviciado realiza o primeiro simpósio Vulnerabilis
10/30/2017

Dilemas Atuais: psiquiatra discute depressão em crianças e adolescentes

O Dr. Gustavo Nogueira Lima, médico psiquiatra, membro do Programa de Atendimento a Transtornos Afetivos na Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas de São Paulo (PRATA/SEPIA/IPq/HC-FMUSP), esteve presente no dia 18 de outubro, no Centro Universitário Salesiano (UNISAL), campus Maria Auxiliadora, para discutir com aproximadamente 400 pessoas, o importante tema “Depressão em Crianças e Adolescentes” dentro do programa “Dilemas Atuais” promovido pelo Colégio Dom Bosco de Americana.

Nos últimos 15 anos ocorreu um grande avanço do atendimento em saúde mental de maneira geral. Novos métodos diagnósticos, avanços em estratégias de tratamento, medicações modernas, avanços importantes em neurociências que mudaram definitivamente a forma de lidar com pacientes portadores de depressão.

Porém estamos diante de um cenário preocupante. Diversos estudos nacionais e internacionais evidenciam um aumento importante da prevalência de quadros depressivos na população geral, e crianças e adolescentes não estão isentos a este grave problema. Muitas teorias levantam algumas possibilidades para este fenômeno como por exemplo o aumento do consumo de drogas, desestruturação familiar, complicações sociais, porém não há consenso sobre o assunto na comunidade científica e não estão havendo medidas de prevenção e acolhimento à altura deste novo e grande desafio na cidade de Americana.

Há muitos fatores que influenciam na ocorrência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes, entre eles questões genéticas, emocionais, socioambientais, condições médicas gerais, tornando difícil a identificação das causas. Os pais devem ficar atentos aos principais indícios de depressão como tristeza, isolamento social, queda do rendimento escolar, porém alguns destes sintomas não ocorrem de maneira tão evidente. Não são raros os casos onde a criança ou adolescente deprimidos apresentam irritabilidade, indiferença, oposição aos adultos como principais sintomas, tornando difícil a identificação deste grave problema pelos pais e educadores.

Afirma o Dr. Gustavo Nogueira Lima: “Existem diversas técnicas de prevenção à depressão em crianças e adolescentes, que estão bem claras nos manuais técnicos, mas considero que medidas simples comoatenção, respeito, diálogo, companheirismo, que todos os envolvidos no cuidado poderiam fazer,parecem estar fora de moda de uns tempos para cá. “

Essa foi à quarta edição do projeto que visa à formação de pais, alunos e educadores através de palestras que abordam assuntos da atualidade dos jovens e adolescentes. O projeto “Dilemas Atuais” continuará com suas próximas edições em 2018.

Lucas de Souza – Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco