Juventude de Itaquera diz com entusiasmo: “Somos Todos AJS”
03/28/2017
Instituto GWI conhece resultados de apoio ao Instituto Dom Bosco
03/28/2017

Catequistas refletem sobre iniciação à vida cristã em encontro inspetorial

No dia 26 de março de 2017, nas dependências do Centro Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, aconteceu o Encontro Inspetorial de Catequistas. Aproximadamente 60 catequistas estiveram presentes nesse dia de formação, partilha e oração. O encontro teve como eixo de reflexão a dimensão do processo de iniciação cristã das crianças, adolescentes e jovens ligado a espiritualidade salesiana. O Prof. Dr. Pe. Luiz Alves de Lima, salesiano, foi quem orientou os trabalhos e reflexões.

Os pontos de referências foram o “Itinerário Catequético – Iniciação à Vida Cristã: um processo de inspiração catecumenal” (CNBB) e o “Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial” (PEPSI).

O Itinerário Catequético trata-se de quatro elementos importantes: orientações para um caminho possível a ser feito em todas as realidades do nosso território nacional; orientações que possam iluminar a nossa Pastoral Bíblico-Catequética; orientações que possibilitem a concretização de uma verdadeira Iniciação Cristã aos que buscam esse caminho; e por fim, um processo de inspiração catecumenal, recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja Primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeiro processo de educação da fé nos nossos tempos de mudança de época. (CNBB, 2016. pp. 9-10).

O PEPSI (Projeto Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial) articula a dimensão da educação na fé dos jovens, os quais são a finalidade da nossa missão salesiana. “Dom Bosco transmitiu a paixão pela salvação dos jovens vivida no empenho constante de uma catequese simples, essencial, adaptada à condição, idade e cultura dos jovens e unida a outras propostas educativas e recreativas do oratório. Não se faz catequese salesiana ao final de um itinerário propedêutico, mas, implicitamente, ela é o coração dos primeiros encontros e, explicitamente, de toda a proposta formativa.” (PEPSI. p. 47).

O encontro foi marcado pela alegria e entusiasmo diante da missão que os catequistas têm com os jovens. É urgente uma resposta da Igreja, como um todo, diante dos desafios da pós-cristandade e da cultura juvenil do nosso tempo. Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, Estrela da Evangelização, Catequista Maior, nos leve à experiência do Encontro com seu Filho Jesus Cristo e ao serviço do seu Reino. (CNBB, 2016. p. 10).

CNBB. Itinerário Catequético: iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal. 4ª ed. Edições CNBB: Brasília. 2016.

S. William Ruiz