Pe. Osmar Padovan torna-se doutor com tese sobre Dom Bosco
09/02/2016
Futuros missionários, jovens participam de encontro formativo no Guarujá
09/06/2016

Catequistas, ministros da mensagem cristã

Um dos ministérios mais importantes e necessários, desde os primeiros séculos do cristianismo, é o dos catequistas. A Igreja primitiva compreendeu que o acompanhamento dos pagãos e de todos os que se aproximavam das novas comunidades cristãs, era confirmado pelo testemunho dos homens e mulheres de fé. Nesse processo se possibilitou “ressoar a mensagem do Mistério Pascal de Jesus Cristo” – Catequese.

No domingo, 4 de setembro, cerca de 50 catequistas de cinco comunidades paroquiais da Inspetoria Salesiana de São Paulo, viveram um dia de encontro formativo. O evento se deu no auditório do Centro Inspetorial, junto ao Liceu Coração de Jesus. A maioria dos catequistas são jovens, há menos de dois anos exercendo o ministério nas suas comunidades.

Duas temáticas básicas deram a tônica dos trabalhos no encontro dos “acompanhantes” da fé: a linha cronológica da catequese na Igreja, com ênfase na dinâmica da Iniciação à Vida Cristã e a Espiritualidade do Catequista.

O carisma salesiano é eminentemente catequético. Impossível compreender o apostolado salesiano desligado da educação da fé. As Constituições dos SDB, no artigo 34 apresentam uma motivação fundamental lembrada por Dom Bosco ao seus salesianos: “Esta Sociedade, em seu início, era um simples catecismo”.

Se a oração da manhã desfrutou da riqueza da Lectio Divina do texto dos Atos dos Apóstolos 8,26-40, a coroação dos trabalhos do dia não foi diferente, pois à tarde se deu a Celebração da Eucaristia na capela do Centro Inspetorial. Na oportunidade, Dom Antonio Carlos Altieri presidiu a assembleia celebrativa.

Eraclides Reis Pimenta, sdb