Nota de falecimento: Ir. Elmano Pedro Serrão
08/24/2015
Liceu Coração de Jesus realiza atividades lúdicas para comemorar Dom Bosco
08/24/2015

Campinas ganha o Parque Dom Bosco

O diretor da Obra Social São João Bosco, Pe. Tetuo Koga, e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette

A Família Salesiana e os moradores de Campinas, no interior de São Paulo, ganharam mais um presente para comemorar o bicentenário de nascimento de São João Bosco. Foi inaugurado no domingo, 23 de agosto, no Distrito de Ouro Verde, o Parque Dom Bosco do Vida Nova, que atenderá cerca de 450 mil pessoas.

A solenidade teve início com a apresentação da Banda Eco Soul dos educandos do núcleo Vida Nova juntamente com os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Darcy Ribeiro. Após, os convidados foram contemplados com o discurso do Diretor da obra, Padre Tetuo Koga, o qual ressaltou o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco no bairro Vida Nova e o Bicentenário de nascimento. Tetuo abordou sobre o Padre excepcional, preocupado com as mazelas da juventude; Um verdadeiro e incansável defensor dos Direitos Humanos, das crianças, adolescentes e jovens, que era Dom Bosco. O padre destacou que “Nosso trabalho foca na busca da promoção de uma vida mais digna e plena para a juventude. Crescemos junto com a comunidade, seus jovens receberam e recebem as oportunidades, carinho e afeto dos educadores que aqui passaram. É uma honra poder nomear este parque tão bonito, grandioso e importante para a comunidade”.

Já o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, no início de seu discurso agradeceu a Deus por mais um dia lindo e com saúde entregando a obra do parque à população, e destacou a importância do trabalho realizado pela obra na comunidade.

A Paróquia Dom Bosco contava com seu Vigário Paroquial, Padre Alcides Silva eo Pároco Padre Osmar Padovan. Além deles, o Diretor da Obra Social Padre Tetuo Koga e o Salesiano e coordenador do Núcleo São João Batista (Centro), Ruan de Oliveira, e o inspetor, Padre Edson Castilho estiveram presentes na inauguração.

O parque, com uma área de 200 mil metros quadrados, terá oito lagos naturais, plantio de mais de 300 mil mudas, duas pistas de caminhada, sete campos de futebol, duas quadras poliesportivas, pista de skate, campo de malha, campo de bocha, duas academias ao ar livre, dois parquinhos, oito quiosques para piquenique e uma área de mil metros quadrados para eventos.

A construção, considerada pela Prefeitura a segunda Lagoa do Taquaral, referência na cidade, substituiu um antigo lixão e vem para dar mais qualidade de vida e segurança à população. Durante a obra foram desobstruídas oito nascentes, que deram origem aos oito lagos naturais que devem ser marcas do parque.

O novo equipamento de cultura e lazer beneficia o Vida Nova e mais 15 bairros do Distrito Ouro Verde e o nome do parque não é apenas uma homenagem a Dom Bosco, mas um reconhecimento ao trabalho realizado pelos Salesianos, especialmente pela Obra Social São João Bosco.

Texto: Anderson Bueno e Laís Franco / Fotos: OSSJB