INSA-Oratório é selecionado para Projeto Mind Lab
08/26/2015
Jovens da OSSJB homenageiam Dom Bosco com sarau
08/26/2015

Autora Sônia Barros auxilia alunos da Escola São José

A escritora Sônia Barros, autora do livro “A coragem de Leo”, esteve na Escola Salesiana São José, em Campinas, no dia 21 de agosto, para conversar com alunos do 7º ano e colaborar com a interpretação e conhecimento da obra. O livro foi adotado por uma das três turmas que participam do projeto Campanha Publicitária.

Durante o 2º trimestre, os 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana São José, em Campinas, leram um livro que se relacionava diretamente com um projeto realizado em Língua Portuguesa e a Pastoral, chamado Campanha Publicitária. Este projeto tem como objetivo possibilitar ao aluno a vivência do protagonismo juvenil, tanto objetivado por Dom Bosco.

Três entidades são assistidas: Lar das Senhoras Idosas (7º ano A), PROGEN (7º ano B) e Lar Ternura (7º ano C). “Em maio, os alunos visitam as entidades e, depois, em sala de aula, desenvolvem cartazes e slogans para auxiliá-las com doações. No mês de outubro a campanha é feita em toda escola e em novembro os alunos levam as doações para as entidades”, conta o assessor de Pastoral, Rafael Beletti.

A fim de que os alunos pudessem, de certa forma, aproximar-se da realidade das instituições, cada sala leu um livro paradidático diferente e os alunos do 7º ano B contaram com o privilégio da visita da autora. O livro fala sobre a realidade de um garoto que precisa compreender e aceitar melhor o fato de ser adotado. Já que a instituição amparada pela sala diz respeito aos jovens carentes da região do Satélite Íris, em Campinas, muitos destes com situação semelhante a de Leo, a leitura do livro foi bastante esclarecedora.

Foi um momento bem interativo e produtivo, pois os alunos puderam fazer várias perguntas para a autora sobre as ideias contidas no livro bem como sua vivência enquanto escritora.

Texto e Foto: Depto de Comunicação e Marketing – ESSJ