Jovens da Lapa confirmam: somos todos AJS!
02/20/2017
CEDESP do Instituto Dom Bosco visita a Feira do Empreendedor
02/22/2017

Aluna do Colégio Dom Bosco de Americana cria projeto solidário a partir dos livros

Com apenas 9 anos de idade, Alyssa Tomiyama, aluna do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Americana, já é motivo de muito orgulho para seus pais e para os pais de seus colegas de escola. Mais do que isso, ela tornou-se a razão da alegria e da esperança de outras crianças e também idosos, tudo isso por meio da leitura.

A menina prodígio criou um projeto chamado “Alyssa e a Magia da Leitura”, que tem como objetivo estimular crianças e adultos a aventurarem-se no mundo da leitura e da cultura. Com o apoio e suas amigas e seus pais, ela tem visitado asilos, creches e escolas para ler, dançar e dar carinho aos que mais precisam.

Além da escola, que a vê como um exemplo para os demais estudantes, Alyssa teve sua iniciativa reconhecida pela Câmara Municipal dos Vereadores que, por meio do vereador Juninho Dias, a condecorou com uma moção de aplausos, que foi lida em plenário e entregue a ela e sua mãe, Márcia Tomiyama, no dia 23 de janeiro.

O projeto ganhou corpo e a parceria da Editora Adonis, que doou uma grande quantidade de livros e expandiu a ideia criando o projeto “Voluntários da Leitura” pelo Brasil. Também foi criada uma série chamada “Encontro com Escritores”, vídeos em formato de bate papo para conhecer suas vidas e obras onde, em cada vídeo, uma criança voluntária ou um grupo delas participam das entrevistas, além de outras ações.

No final de 2016 houve um evento em parceria com a editora no Tivoli Shopping reunindo as crianças que participaram do projeto em Americana, onde houve contação de histórias, música, pipoca, brincadeiras e sorteios. O projeto também despertou o interesse da EPTV, afiliada da Rede Globo, que exibiu uma reportagem no programa Mais Caminhos.

Em discurso lido em plenário, o vereador Juninho Dias dá os parabéns à aluna: “Este Vereador parabeniza a criação desse importante projeto que distribui educação, cultura e cidadania a toda população, além de destacar o nome de nossa cidade de forma tão nobre e positiva a nível regional e até mesmo nacionalmente. Dessa forma, atitudes como essas são dignas de aplausos e totalmente merecedora do reconhecimento desta Casa de Leis, através dessa Moção de Aplausos”.

Com informações de: Comunicação e Marketing – Colégio Salesiano Dom Bosco