Festa de Todos os Santos anima comunidade salesiana do Instituto Pio XI
11/12/2019
Apresentação e pôster da Estreia 2020 já estão disponíveis
11/18/2019

ADMA SP participa do VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

Cerca de 60 membros da ADMA – Associação de Maria Auxiliadora – da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, participaram com alegria do VIII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, na Argentina, entre os dias 7 e 10 de novembro.

Em atmosfera predominantemente salesiana e ricamente familiar, foram apresentados os 36 países participantes do congresso, que registrou 1300 inscrições de todo o mundo, sendo 400 participantes da Argentina e 200 do Brasil.
O evento, realizado no Auditório do Instituto Salesiano São Francisco de Sales, em Buenos Aires, contou com a presença do Pe. Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos Salesianos; do Pe. Eusebio Muñoz, delegado do Reitor-mor para a Família Salesiana; do Pe. Pierluigi Cameroni, animador espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA); da superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat; e dos inspetores salesianos da Argentina Sul, Argentina Norte, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.

O congresso sob o lema “Com Maria, mulher de Fé, para os jovens de hoje” foi conduzido pelo reitor-mor que salientou como Nossa Senhora está sempre presente na longa jornada da vida e da evangelização e apresentou duas leigas e um sacerdote brasileiro, que atuam numa missão em meio à floresta e que testemunharam que Maria Auxiliadora também lá é venerada. “Tenho a convicção, e muitas vezes o experimento, que é a mesma Virgem Maria a abrir o caminho para ser a Mãe de todos”. Ele convidou todos a pedirem a graça de continuar crescendo no amor a Mãe Celeste: “Se Maria Auxiliadora estiver em nossos corações, então seremos aquela Família Salesiana que Dom Bosco sempre desejou!”. O título do evento convidou a refletir sobre “Maria, uma mulher crente”. É uma necessidade para o nosso tempo. Uma das bases de nossa vida é a Fé em Deus: Maria nos ensinou a crer e a confiar num Deus que ama.

O Presidente da ADMA “Primária”, de Turim, Renato Valera, disse: “O encontro foi uma experiência das duas colunas do carisma salesiano – Jesus Eucaristia e Maria Auxiliadora”. A dimensão missionária salesiana que une a partir do coração de Dom Bosco. Antes de tudo estar conscientes de que pertencemos a uma Igreja missionária e recordou o trabalho dos missionários salesianos no mundo no empenho de levar Maria Auxiliadora a todos os lugares.

A cerimônia de encerramento do VIII Congresso Mundial foi realizada em clima de festiva salesianidade na basílica construída pelo arquiteto salesiano P. Ernesto Vespignani. Um lugar de beleza arquitetônica fenomenal: é um centro onde ocorrem grandes celebrações, como a de 24 de maio. É também um templo muito especial porque foi ai que o Papa Francisco foi batizado. Este santuário lembra a toda a Família Salesiana que é Maria a Mãe os une sob o Seu olhar materno.

Pe. Ángel Artime indicou os elementos-chaves para um trabalho pessoal para a missão salesiana de cada filho de Maria Auxiliadora: “Maria nos conhece. Conhece os nossos sonhos. Conhece os nossos projetos. Ela nos toma pela mão e nos leva persistentemente a Jesus”.

Convidou a todos a viver em profundidade a própria vida espiritual e a sempre perguntar-se: “O que quereis de mim, Senhor?”. Esta é uma pergunta que todos se devem fazer para aprofundar a própria vida e missão, neste mundo. Maria é nossa Mãe! E repete-nos como no Evangelho: “Fazei o que Ele, Deus, vos disser!”.

Foi também anunciada a decisão de sediar a próxima edição , a 9ª , do Congresso em Portugal, em Fátima, em Agosto de 2023.

Tânia Campos – Coordenadora Inspetorial da ADMA