Oratório em festa! Páscoa com os pequeninos
04/06/2016
Comunidade do Pós-Noviciado recebe as Novas Constituições e Regulamentos
04/06/2016

XIV ENARSE reflete sobre identidade e missão da escola salesiana

XIII ENARSE, realizado em 2015 na cidade de Aparecida-SP

Nos dias 6 a 8 de abril, representantes das mais de 100 unidades da RSE estarão reunidos em Brasília para o XIV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas

Tem início nesta quarta-feira, 6 de abril, em Brasília, DF, o XIV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XIV ENARSE). Com o tema “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”, estarão reunidos os diretores das mais de 100 unidades da Rede em todo o país, a equipe e os diretores nacionais da RSE e os gestores e animadores dos seis polos.

Entre os objetivos do evento estão: alinhar concepções sobre a identidade, a missão e a gestão/animação da escola católica salesiana; identificar os grandes desafios da escola salesiana no cenário contemporâneo; refletir sobre a missão do educador salesiano; propor estratégias em rede para o desenvolvimento da qualidade das escolas; contribuir com a reelaboração do documento Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS); e conhecer os processos de preparação para o IV ESA (encontro da Escola Salesiana na América).

A proposta é que o XIV ENARSE seja um espaço para debates e para entrever caminhos que orientem para a gestão e a animação das escolas salesianas. Para isso, o encontro foi organizado a partir dos três pilares: identidade e missão da escola católica salesiana, os sujeitos da educação e sua formação e os desafios para a consolidação de uma escola sustentável e inovadora.

Palestra magna

A palestra magna do XIV ENARSE, com o tema “A missão e a formação do(a) diretor(a): elementos fundamentais para superação dos desafios contemporâneos da educação católica”, será proferida na tarde de 6 de abril pelo renomado pesquisador Gregory B. Whitby, diretor da Escola Diocesana de Parramatta/Austrália e presidente da CeNET (Rede de Educação Católica Australiana).
Em 2007, Whitby foi eleito o educador mais inovador e criativo na Austrália pela revista Bulletin. Outra premiação importante em seu currículo é a Distinguished Educator, da empresa Apple, por sua contribuição para a implantação de tecnologias de aprendizagem na educação. Após a explanação inicial, os participantes se reunirão em grupos para debate e elaboração de questões que serão respondidas pelo palestrante.

Programação

A programação do segundo dia do ENARSE tem início com uma localização das reflexões em relação às diretrizes da Igreja para a educação. “A missão do(a) educador(a) diretor(a) a partir do Documento de Aparecida” é o tema abordado pelo padre José Marinoni, diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB). O padre José Adão Rodrigues da Silva e a irmã Adair Sberga, que compartilham a Diretoria Executiva da Rede Salesiana de Escolas, apresentam as ressonâncias do Congresso Mundial de Educação Católica, que discutiu sobre “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”. Em seguida, os alunos de alguns colégios apresentarão “As expectativas dos jovens para as escolas salesianas”.

A primeira mesa-redonda sobre os desafios da escola salesiana nos cenários contemporâneos tem mediação do padre Luilton Sebastião L. Pouso da Silva e debate dos temas “Os desafios desde o olhar e expectativas dos jovens” (Profª Jussara Seidel), “Indicadores de qualidade e ENEM” (Prof. João Horta) e “Educação Digital e Inovação” (Prof. Ricardo Spindola).

No período da tarde, outra mesa redonda tem a mediação de irmã Ivone Yared e aprofunda os temas: “A Lei da Inclusão da pessoa com deficiência na escola e a Lei do Bullying” (Dr. Emmanuel Maurício Teixeira de Queiroz) e “A dignidade da pessoa humana e as pessoas com deficiência” (Prof. Luís Aberto David Araújo).

O dia termina com a apresentação de conceitos, estrutura e metodologia de construção colegiada para a reelaboração do Projeto Educativo Pastoral Salesiano, trabalho em grupo para início da proposta e reflexão sobre o IV ESA.

O último dia do XIV ENARSE, sexta-feira, concentra-se no acompanhamento dos projetos que estão em desenvolvimento ou implantação na Rede Salesiana de Escolas. Entre eles, o Centro Salesiano de Formação, a parceria com a editora Edebê Brasil e a Campanha de Matrículas 2017. O encontro encerra-se ao meio-dia.

Acompanhe o XIV ENARSE no site: www.rse.org.br

Texto: Imprensa – RSE / Foto: Pe. Décio Bona