Dorotéia Chopitea
05/22/2013
Laura Meozzi
05/22/2013

José Quádrio

Início do processo: 21/01/1991
Conclusão do processo: 21/01/1992

O padre José Quádrio nasceu em Vervio, na província italiana de Sóndrio, de uma família de camponeses, rica de vida cristã; aos oito anos já tinha um sério regulamento de vida, que terminava com as palavras: `Procurarei ser santo`.

Por volta dos dez anos, quanto pensava ser sacerdote, teve em suas mãos o `Boletim Salesiano`: sentiu que a família de Dom Bosco seria a sua. Entra assim em 1933 no Instituto Missionário de Ivrea e primou pela bondade e inteligência.

]Tornou-se salesiano em 1937 e, por suas qualidades, foi escolhido e mandado a estudar filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, onde freqüentou também a teologia, depois de ter passado dois anos como professor em Foglizzo (Turim), entre os clérigos estudantes.

Durante os anos de estudo, de formação e de apostolado, sua orientação espiritual, sua interioridade e sua bondade foram crescendo e se manifestando cada vez mais, apesar de seu desejo de se manter na sombra. Os sucessos no estudo e sua superioridade intelectual não diminuíram sua alegria humilde e generosa, sempre isenta de qualquer manifestação de orgulho. Ordenado sacerdote em 1947 e com o doutorado em teologia, sempre na Gregoriana, em 1949 iniciou aquele ensino teológico claro e marcante, que deixou um sinal profundo em seus numerosos alunos do Pontifício Ateneu Salesiano de Turim. Em 1960 manifestou-se uma doença incurável que o teria levado à morte.

Plenamente consciente continuou, até que páde, a ensinar e a participar da vida comunitária. Nas freqüentes e prolongadas estadias no hospital, manifestou o calor de sua bondade para com os outros doentes e despertou a admiração dos médicos e do pessoal da saúde. `O grande milagre que o Padre Rua me fez desde o início – escreve poucos meses antes de sua morte – é uma paz imediata e suave, que torna estes dias de espera prolongada os mais bonitos e felizes da minha vida`. Faleceu a 23 de outubro de 1963.

sdb.org