PASCOM de Sorocaba tem formação sobre atendimento
11/12/2019
Festa de Todos os Santos anima comunidade salesiana do Instituto Pio XI
11/12/2019

UNISAL tem uma nova Unidade: Piracicaba

Missa e sessão solene foram realizadas com a presença de autoridades e convidados

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) agora tem uma nova unidade na cidade de Piracicaba. A Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba passa a ser UNISAL, Unidade Piracicaba, Campus Assunção. A unificação foi oficializada em 22 de outubro, no Diário Oficial da União, Portaria Nº 480.

Para celebrar este momento festivo, uma missa foi realizada em 7 de novembro de 2019, na Igreja Nossa Senhora de Assunção, seguida de sessão solene para selar o início das atividades da nova Unidade Piracicaba. Os padres que atuam na missão institucional participaram da missa, representando as unidades do UNISAL. De Americana, Pe. José Adilson Morgado; de Lorena Pe. Sergio Baldin Júnior; e de Piracicaba Pe. Alcy Maurício.

A mesa de honra da sessão solene foi composta por autoridades institucionais do UNISAL: Pe. Luís Otávio Botasso, diretor-presidente; Pe. Eduardo Capucho, reitor; Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; Prof. Me. Nilson Leis, pró-reitor Administrativo; Prof. Dr. Antônio Wardison, pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral.

Descerramento da placa de início das atividades da nova unidade do UNISAL. À esquerda o diretor-presidente, Pe. Luís Otávio Botasso, e à direita o reitor, Pe. Eduardo Capucho

Durante seu pronunciamento, Pe. Luís Otávio Botasso frisou aos presentes dois dos pilares da educação salesiana “bons cristãos e honestos cidadãos”, fazendo referência ao Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, pároco da Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, e ao prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que representam essas organizações.

O monsenhor e o prefeito estiveram presentes na missa e na solenidade, prestigiando a nova unidade do UNISAL em Piracicaba. “Recebi o convite para participar deste momento importante com muita alegria. Acredito que seja um grande passo não apenas para o UNISAL, mas para todos os cidadãos de Piracicaba”, declarou o prefeito.

Pe. Eduardo Capucho reafirmou, durante seu discurso, que o UNISAL, em cada uma de suas unidades e, agora, em Piracicaba, tem uma missão voltada ao protagonismo e ao pleno desenvolvimento do aluno. “Tudo o que fazemos é para os alunos. Nosso objetivo como educadores salesianos é alcançar o jovem com um ensino de excelência e, também, com o diferencial do ensino com amor e humanização. Essa nova unidade receberá todos os aportes do UNISAL com pesquisa, bolsas de estudos, projetos e ações que visam transformar a sociedade e formar o aluno de maneira integral”.

Prof. Dr. Antônio Wardison, Pró-reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral; Prof. Me. Nilson Leis, Pró-reitor Administrativo; Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; Pe. Luís Otávio Botasso, Diretor-Presidente; Sr. Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba e Pe. Eduardo Capucho, Reitor do UNISAL

De maneira muito especial, o Pe. Luís Otávio Botasso convidou à frente docentes e colaboradores técnico-administrativos que estavam presentes e que participaram do início das organizações da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Com uma breve recordação, compartilhou sobre a participação do Prof. Luiz Roberto Stella que foi muito importante para a instituição.

Também estiveram presentes diretores, coordenadores e professores de todas as unidades do UNISAL, bem como colaboradores técnico-administrativos da reitoria e das unidades.

Os alunos da nova unidade de Piracicaba, e ex-alunos, prestigiaram o evento. As turmas do curso de Pedagogia participaram do Seminário de Núcleos do UNISAL com a exposição dos trabalhos realizados dentro das temáticas de Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação Étnico-racial, e uma apresentação musical com o coral de libras, com a coordenação da Profa. Renata Ferro.

O diretor-presidente e o reitor do UNISAL realizaram o descerramento da placa sobre o início das atividades, que ficará fixada na entrada do prédio da nova unidade. Seguiu-se, então para o encerramento da sessão solene e todos os presentes foram convidados a participar do coquetel e prestigiar o Seminário de Núcleos.

Nova Unidade, novas oportunidades

A partir deste momento, Piracicaba faz parte de um centro universitário que tem presença em diferentes cidades do Estado de São Paulo, contando com mais de 12 mil alunos e mais de 400 professores com titulação de mestres e doutores. Na estrutura da instituição, mais de 450 colaboradores técnico-administrativos atuam para atender os alunos.

Pertencendo ao UNISAL, alunos e docentes da Unidade Piracicaba passam a ter acesso integral à toda infraestrutura dos demais campi, o que inclui todos os laboratórios, salas de aula e espaços culturais e esportivos disponíveis.
Além disso, as centenas de parcerias que o UNISAL possui com empresas, bem como os convênios estabelecidos com instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, também poderão ser aproveitados, como já ocorre nas unidades de Americana, Campinas, Lorena e São Paulo.

“Estamos somando às conquistas alcançadas novos desafios e novos planos. Esta é a quinta unidade do UNISAL e, onde estamos, registramos a marca da educação salesiana, baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que enfatiza a formação integral para seus alunos, com incentivo ao seu protagonismo. O UNISAL procura, também, a qualificação e a competência do corpo docente e técnico-administrativo, bem como a orientação humanística de sua política educacional ”, afirma o reitor do UNISAL.

Desde que se tornou centro universitário, em 1997, o UNISAL vem ampliando suas áreas de atuação, tendo recebido no ano de 2018 o recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), com nota 4 para os cursos presenciais. Em 2019, a modalidade Educação a Distância (EaD) foi credenciada com nota 5 no MEC, nota máxima atribuída pelo órgão às instituições de ensino que se enquadram nas exigências.

Com a nova Unidade Piracicaba, o UNISAL tem o objetivo de contribuir, de maneira efetiva, com o desenvolvimento da cidade e da região, tanto com a ampliação da oferta de ensino de qualidade, quanto com o apoio social à comunidade externa, por meio de projetos, pesquisas e ações.

Comunicação e Marketing – UNISAL