Salesianos recebem homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo
10/30/2015
Outubro Rosa: alunos do Liceu recebem paciente de câncer de mama
11/03/2015

#Tamojuntopraservir: Festival da Juventude Salesiana agita São Paulo

No, dia 31 de Outubro, o Colégio Salesiano Santa Teresinha, na capital paulista, recebeu o FEST (Festival da Juventude Salesiana), que reuniu aproximadamente 2500 jovens salesianos de todo o Estado de São Paulo, vindos das presenças salesianas das inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco) e Santa Catarina de Sena (Filhas de Maria Auxiliadora) . Com muito entusiasmo, os jovens participaram de diversas atividades comemorando o Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, com o tema “Juventude Salesiana, Igreja e Missão” e o lema: “#tamojuntopraservir”.

O evento foi iniciado com uma missa presidida pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Padre Edson Castilho. Nesse momento de oração e reflexão, Pe. Edson pôde transmitir o que Dom Bosco desejava a seus jovens: testemunhoe e amor a Cristo. Segundo ele, “Deus se manifesta ao mundo de muitos modos e um deles é através de nós”. A inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, Irmã Helena Gesser, também falou aos jovens e com carinho apresentou as irmãs missionárias vindas da Eslovênia, China e Vietnã, que estão realizando trabalhos no Brasil.

Após a realização da missa, os jovens tiveram a oportunidade de comer pastel, cachorro quente, hambúrguer, refrigerante e outras deliciosas opções de comidas, para assim, estarem preparados para as atividades seguintes. E enquanto parte dos jovens se alimentavam, outra porção dançava ao som do Batucarte, projeto do Oratório São Luiz, o PROVIM de Lorena.

Um grupo de dez jovens de obras sociais e colégios participou do FEST de uma forma diferente. Eles compuseram a inédita Equipe de Comunicação do evento, responsável por redigir esta notícia, fazer o registro fotográfico e também produzir o vídeo a seguir.

Segundo Ariane Maria Graciani, aluna do Colégio Salesiano Dom Bosco, unidade Assunção, de Piracicaba, “o sentimento de felicidade é o que melhor descreve a experiência vivida no FEST, pois a união com o próximo facilita o contato com Deus”.

Uma das atividades do FEST foi o Concurso de Músicas Inéditas, o qual reuniu doze bandas com composições próprias de músicas com tema religioso, e deixou o Auditório Maria Auxiliadora repleto de alegria e empolgação. A banda vencedora foi a da Pastoral de Música da Comunidade São João Batista da Paróquia Santa Luzia do Jardim Nordeste, capital.

O teatro do colégio ficou cheio durante todo o dia para assistir aos quatro espetáculos apresentados para homenagear Dom Bosco. Apresentações de dança e capoeira também foram muito prestigiadas. A prática de esportes como vôlei, basquete, futsal e handball colocou à prova os talentos esportivos dos salesianos e os fez curtirem ainda mais o FEST.

Após toda a animação e empolgação, a hora de encerramento se aproximou eos jovens se reuniram no ginásio para a vigília, conduzida pelo Padre Thiago Eliomar, onde os presentes tiveram um forte momento de espiritualidade na presença do Santíssimo Sacramento.

O FEST foi encerrado com muito sucesso e satisfação por parte de todos os salesianos presentes. O sentimento deixado, segundo o diretor da presença Salesiana em São Carlos Padre Paulo Profilo, “foi de gratidão e esperança, ao ver jovens engajados em projetos salesianos”.

Texto: Victor Polizel, Equipe de Comunicação FEST / Fotos: Equipe de Comunicação FEST