Vocação à vida consagrada é dom, é serviço, é experiência profunda de Deus
07/23/2019
Aluno do Santa Teresinha é convocado para o Mundial de Tiro com Arco Cadete
07/26/2019

Semana Missionária: mais de mil jovens envolvidos no projeto do Reino

Grupo de missionários de Americana, que realizou a Semana Missionária na cidade de Cajuru

O mês de julho é tradicionalmente o período de férias escolares no Brasil. E é também o período em que tradicionalmente centenas de jovens deixam o descanso de lado para doarem seu tempo e partilharem sua fé no projeto Semana Missionária, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana por meio do Serviço de Animação Missionária, que chega à sua 25ª edição.

Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o número de missionários ultrapassou mil jovens. Eles são provenientes de escolas, obras sociais, paróquias, instituições de ensino superior e oratórios das presenças salesianas do Estado de São Paulo.

Acompanhados por mais de cem assessores e vivendo a espiritualidade juvenil salesiana, os jovens se espalharam por paróquias de 11 cidades do interior paulista: Alambari, Angatuba, Cajuru, Cunha, Jacareí, Lorena, Morungaba, Rio das Pedras, Saltinho, Tatuí e Tuiuti.

Pe. Antonio Pajola em momento de catequese com a comunidade

Durante uma semana, os grupos estiveram sediados em paróquias e realizaram visitas e bênçãos nas casas, celebrações, formações, oficinas e brincadeiras junto à comunidade. Alguns grupos também visitaram organizações sociais e ajudaram na organização da festa do padroeiro, caso dos grupos salesianos de Americana, Araraquara, Araras e São Carlos, que estiveram em missão na cidade de Cajuru e participaram ativamente da novena a São Bento, padroeiro da paróquia, que teve sua data litúrgica celebrada em 11 de julho.

A Semana Missionária é um projeto pastoral que marca duplamente. Marca as comunidades que recebem os jovens, pela alegria, pela fé e pelo novo ânimo que eles carregam consigo. E marca os jovens pela forte experiência missionária que têm, conhecendo outras realidades e podendo ajudar, com seu jeito e seu carisma, a outras pessoas que necessitam deles. Com certeza Dom Bosco está muito feliz!

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Grupo Missionário de Americana