Rádio Dom bate 1.000.000 de ouvintes desde a sua criação!
03/24/2020
Centro Social Santa Luzia usa redes sociais para contato com educandos durante suspensão de aulas
04/07/2020

Salesianos de Lorena criam Líderes 4.0 para acompanhar jovens no período de Pandemia

30/03/2020 08:49 em Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora

No ano de 2012, diversos jovens da Região Cone-Sul realizaram uma primeira experiência de contato para interação e trabalho comum das presenças salesianas, intitulada “Apóstolos 2.0”. Tratava-se de uma rede de comunicação de líderes de diversas presenças que interagiam e partilhavam experiências salesianas, além de formação e oração a partir de suas próprias culturas.

Com as inúmeras atividades paralisadas devido à pandemia (COVID-19), por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por prevenção a saúde, os encontros presenciais foram estagnados. Iluminados pelo projeto iniciado em 2012 e motivados pela audácia de Dom Bosco, os salesianos de Lorena não quiseram parar de realizar atividades formativas e celebrativas com os jovens que já acompanham nos oratórios, universidade, obra social e colégio.

Hospedados em uma rede de vídeo-conferência, consideráveis jovens participaram simultaneamente do encontro de pouco mais de uma hora que contou com momentos de espiritualidade, partilha de opinião e vida, formação, autoconhecimento e oração celebrativa.

Instigados diariamente a partir de um grupo alocado em uma plataforma de mensagens instantâneas, realizam desafios de interação coletiva e reflexão pessoal. O cume é o encontro de vídeo-chamada no sábado e a participação na transmissão da Santa Missa aos domingos pela manhã através da Rádio Dom.

O projeto tem parceria com o Setor Juventude da Diocese de Lorena, abrangendo dessa forma não somente os grupos salesianos, mas pastorais e movimentos de toda a Igreja particular.

A iniciativa ganha o nome de “Líderes 4.0” porque, a partir de diversas ciências, entende a sociedade juvenil atual como “geração 4.0” com chave no dinamismo de vida, maneira de relacionar-se, interatividade e cultura de rede, bem como suas respostas a atividades pessoais e comunitárias.

Com um olhar específico para a ótica educativa salesiana, com a intenção de formar “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”, entende que o acompanhamento espiritual e a formação educativa possibilitam que os jovens sejam líderes eficazes, multiplicadores da mesma ação e corresponsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Ronnaldh Oliveira