Paróquia Sagrada Família lança livro sobre a vida do Pe. Rodolfo Komorek
12/12/2018
Jardim Nordeste: homenagens marcam noite de formatura do CEDESP
12/13/2018

Salesiano é homenageado pela CNBB durante a IV Semana Brasileira de Catequese

Durante da IV Semana Brasileira de Catequese, na noite de sábado, dia 17 de novembro, com a presença de mais de 400 coordenadores de catequese, catequistas, sacerdotes, religiosas/os e leigos, houve uma sessão solene de homenagens a algumas figuras que há anos contribuem significativamente com a reflexão, a prática e a formação catequéticas no âmbito da CNBB.

Um dos homenageados foi o Pe. Luiz Alves de Lima, salesiano que recebeu em agosto o título de Doctor Honoris Causa pela Universidade Salesiana de Roma e UNISAL. Há 40 anos ele presta assessoria à CNBB e ao CELAM na dimensão catequética. Atualmente participa do Grupo Nacional de Reflexão Catequética (GRECAT), depois GREBICAT (Grupo de Reflexão Nacional Bíblico-Catequética) desde sua fundação em 1983, mas participava de grupos anteriores que os precederam.

Pe. Lima atuou na reflexão, redação e divulgação de todos os estudos e documentos sobre Catequese e Iniciação à Vida Cristã da CNBB desde o final dos anos 70 até o último, aprovado e publicado em 2017. Foi relevado também sua grande contribuição através da contribuição, orientação e/ou condução e redação da Revista de Catequese, dedicada ao acompanhamento e animação do Movimento Catequético tanto em nível mundial, como na América Latina e sobretudo no Brasil, desde sua fundação em 1978, atingindo já 40 anos de publicação ininterrupta. Até 2012 a publicação era um periódico trimestral e tornou-se semestral, porém com volume maior de artigos e estudos.

Em seu discurso de agradecimento, Pe. Lima dedicou tal homenagem a todos os catequistas e catequetas do Brasil, razão de ser de seu ministério contínuo nessa área. Também lembrou pessoas já falecidas que muito contribuíram para a reflexão e progresso catequético no Brasil, como o salesiano Pe. Ralfy Mendes de Almeida, Frei Bernardo Cansi, capuchinho, Pe. Alberto Antoniazzi, Dom Albano Cavallin, Dom Vital Wilderink, Ir. Visitatio Gibson Lemos (Olinda), Ir. Elizabeth Stumpfler (Fortaleza), entre outros.

Nessa sessão de homenagens foram também contemplados as professoras Terezinha Lima Cruz e Marlene Silva, Dom Javier Arnedo, agostiniano, e Ir. José Israael Nery, lassalista.