Ensino na mata: alunos de Sorocaba têm estudo do meio em parque estadual
11/03/2016
Santuário de Araras acolhe dois novos acólitos
11/07/2016

Saída Cultural: estudo para além da escola

Durante os meses de outubro e novembro, a Escola Salesiana São José, de Campinas, tem realizado o projeto Saída Cultural, que compõe o Plano de Ensino da escola para o segmento Ensino Fundamental II. O objetivo do projeto é colocar os alunos diante da realidade e em contato direto com temas estudados em sala de aula.

Instituto de Biologia

Durante o mês de outubro e o início de novembro, os alunos do 7º ano visitaram o Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas “Adão José Cardoso” (ZUEC). O museu apresenta a exposição “Biodiversidade Animal – Estilo de Vida” que é composta por quatro módulos (vida na água, cidade das formigas saúvas, hóspedes e penetras, invertebrados e vertebrados: formas e cores). O museu possui uma variedade de animais taxidermizados (nome técnico do empalhamento de animais) e vivos, que vão desde os organismos unicelulares até os grandes mamíferos.

Esta visita contempla os conteúdos trabalhados em sala de aula na disciplina de Ciências. A professora Ana Flávia Correa Campos ressalta a importância deste contato com o objeto de estudo dos alunos: “Os alunos, durante todo o ano, estudam na disciplina de Ciências, o conteúdo sobre os seres vivos, e lá tiveram a oportunidade de visualizar e ter mais conhecimento sobre o assunto. Foi muito enriquecedor”.

Teatro e museu

Em proposta orientada pelas professoras Nara Duarte, de Arte, e Marilisa Bassini, de Língua Portuguesa, a Escola Salesiana São José, de Campinas, realizou, na quarta-feira, 19 de outubro, uma Saída Cultural em São Paulo.

Os alunos do 8º e 9º anos visitaram, no período da manhã, o Teatro Gamaro, onde assistiram a peça “O alvo”, no qual discute como o bullying interfere no dia a dia escolar e na vida pessoal dos adolescentes na perspectiva do agressor, não da vítima.

Alguns alunos, após assistirem à peça, relataram que nunca tinham pensado pelo ponto de vista do agressor, pois a sociedade tende a discutir os reflexos do bullying na vítima. Essa reflexão sobre a vitimização, as relações de poder entre os pares e a estrutura social dentro da escola são os objetivos da peça.

No período da tarde, os estudantes do 8º ano foram ao Museu de Imagem e Som e visitaram uma exposição de fotografias de Frida Kahlo, e os esutantes do 9º ano foram à Bienal de Arte de São Paulo e visitaram a exposição “Incerteza Viva”.

Comunicação e Marketing – ESSJ