Jovens vocacionados têm dia de lazer em São José dos Campos
05/02/2017
Palestra no Colégio Dom Bosco de Americana discute a fragilidade adolescente
05/03/2017

RSB-Social apresenta Caderno de Identidade Educativo-Pastoral

No dia 26 de abril o Centro Inspetoria da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, ficou lotado de Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxliadora (salesianas), leigas e leigos para a apresentação do Caderno de Identidade Educativo-Pastoral da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, também conhecido como Caderno 2 da RSB-Social.

A apresentação do Caderno 2 foi feita pelo Pe. Sebastião Alaertes Bueno, SDB, que participou da elaboração do material. O evento também foi acompanhado em tempo integral pelos animadores do Polo São Paulo da RSB-Social, Rosemeire Gomes e Pe. Maurício Miranda, das FMA e SDB, respectivamente. Também estiveram presentes os delegados para a Pastoral Juvenil FMA e SDB, Ir. Cláudia Ribeiro e Pe. Roque Sibioni, e a gestora do Polo São Paulo da RSB-Escolas, Meily Santos.

O encontro teve início com a oração inicial e apresentação dos participantes. Na sequência, Pe. Sebastião apresentou parte do material e, em seguida, os participantes dividiram-se em grupos para discutirem sobre as nove dimensões da Pastoral Juvenil Salesiana.

Após o almoço, Pe. Sebastião prosseguiu com a apresentação do material falando sobre Educação Social e na sequência os participantes dividiram-se novamente em grupos para conversar sobre atitudes pedagógicas do salesiano/salesiana educador e do educador salesiano diante dos sujeitos da missão, capítulo quatro do Caderno. Cada grupo conversou sobre uma atitude inspirada na pedagogia de Jesus de Nazaré (Lc 24, 13-35). Na volta dos trabalhos em grupo houve uma partilha sobre as discussões e a continuação da apresentação do material até sua conclusão.

Ao final do evento houve uma homenagem ao Pe. Osmar Padovan, pela conclusão e aprovação de sua tese de doutorado com o título “Dom Bosco: a aventura de um líder religioso. Sua ação socioeducativa inovadora num contexto de revoluções”.

Texto: Anderson Bueno com informações de Fernanda Vieira / Fotos: Fernando Gaia