CEDESP Vila Paulistana acolhe alunos e voluntários
01/30/2015
Folha de SP fala sobre a Escola de Samba Dom Bosco
02/02/2015

Rede Salesiana de Escolas lança projeto Juntos no Pátio

Oferecer mais uma ferramenta de comunicação às escolas e estreitar a relação entre pais, alunos e educadores são os principais objetivos do projeto Juntos no Pátio, a novidade da Rede Salesiana de Escolas para o começo do ano letivo de 2015.

Na educação salesiana, o conceito de pátio evoca diversas imagens. Um espaço de convivência e descanso, onde têm lugar a brincadeira, o diálogo e a reflexão, com atividades que se alternam no cotidiano das escolas e ajudam a compor um universo rico para a ação pedagógica.

Nos valores do pátio e em suas inúmeras possibilidades se inspira o novo projeto da Rede Salesiana de Escolas. Com o slogan “É aqui que a gente se encontra”, a ideia é oferecer às Comunidades Educativas Pastorais um novo veículo de comunicação, pedagogia e entretenimento, com conteúdos que interessem a alunos, educadores e pais. Um pátio aberto a todos, mas atento, principalmente, à linguagem dos jovens.

O projeto tem início com a revista impressa Juntos no Pátio, uma publicação trimestral da Rede Salesiana Brasil, produzida pela Equipe de Comunicação e Marketing da RSE. Atenta aos diversos públicos das escolas, a revista traz entrevistas com personalidades da Educação, reflexões sobre a pedagogia salesiana, matérias com os bons exemplos solidários de alunos e educadores, fábulas, histórias narradas por personagens da Nossa Turma RSE, passatempos, receitas, entre outras novidades.

A Equipe de Comunicação e Marketing, coordenada pelo assessor Célio Ballona Junior, ressalta que “a diversidade dos conteúdos tem o objetivo de espelhar justamente a abertura e a variedade do pátio físico.” A sugestão é que a revista sirva também como um recurso que promova a leitura em conjunto de educadores e alunos e dos alunos com seus pais, colaborando para encurtar a distância entre as escolas e as famílias.

O primeiro número, já enviado aos colégios, destaca a tecnologia na educação e as redes sociais, e entrevista a palestrante e educadora especialista em marketing digital, Martha Gabriel. A edição traz ainda relatos de experiências missionárias de educadores salesianos, curiosidades sobre a água, uma história em quadrinhos especial dos 2 anos do projeto Nossa Turma, dicas de sustentabilidade e muito mais.

A RSE recomenda que o primeiro exemplar seja distribuído no início do ano letivo, conforme o calendário da escola, inserindo-se também nas comemorações do Dia de Dom Bosco, 31 de janeiro. Além da revista, o projeto terá em breve outras iniciativas, sempre com o objetivo de oferecer conteúdos em sintonia com o aprendizado e a alegria dos pátios salesianos.

RSE Informa