Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso, porque acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade.

Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX, estamos presentes em mais de 130 países e em todas as regiões do mundo.

No Brasil, estamos espalhados por todas as regiões geográficas e divididos em seis inspetorias: São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre e Recife. Seja na escola, na obra social, no ensino superior, nas paróquias ou com as diversas áreas de animação que formam a Pastoral Juvenil Salesiana, sempre estaremos ao lado dos jovens e com a Igreja. "Entre vocês me sinto bem". 

A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora foi fundada em 1883. A sua primeira sede foi no Colégio de Villa Colon, Motevidéu (Uruguai), passando em seguida para o Ginásio São Joaquim em Lorena-SP (1896) e, finalmente, para o Liceu Coração de Jesus-SP (1908). Abrangia os Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Seu primeiro inspetor foi Dom Luiz Lasagna (1883-1895). Com Dom Lasagna, somam-se 21 inspetores que animaram e governaram a Inspetoria até o presente momento.

“Os salesianos chegaram ao Brasil em 1883, com a fundação do Colégio Santa Rosa, em Niterói – RJ, primeira casa salesiana no Brasil. Dois anos depois, estabeleceram-se em São Paulo, com a fundação do Liceu Coração de Jesus […] Em 1896 teve início a Inspetoria Salesiana de São Paulo com a denominação de Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora.

Separada do Uruguai, passou a ter como sede o Colégio São Joaquim, em Lorena, SP. Em 1908 a sede foi transferida para a cidade de São Paulo, no Colégio Liceu Coração de Jesus, onde está localizada hoje.” Da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora de São Paulo, surgiram duas novas inspetorias: a Inspetoria Salesiana São João Bosco (com sede em Belo Horizonte-MG), fundada em 11 de dezembro de 19475 e a Inspetoria Salesiana São Pio X (com sede em Porto Alegre-RS), em 31 de janeiro de 1963.

É uma das seis Inspetorias Salesianas do Brasil, cujos inspetores compõem a CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil). Possui 19 comunidades religiosas salesianas canonicamente erigidas que animam outras presenças salesianas no Estado de São Paulo. Atualmente, os salesianos da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora estão presentes com obras sociais, escolas, instituições de ensino superior, paróquias e casas de formação nas cidades paulistas de Americana, Araraquara, Araras, Campinas, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guarujá, Lorena, Pindamonhangaba, Piracicaba, São Carlos, São José dos Campos, São Pauo e Sorocaba.

Fontes: PEPSI - Planejamento Educativo-Pastoral Salesiano Inspetorial; A Obra Salesiana no Brasil no seu cinquentenário, 1883-1933 (Arquivo histórico da Inspetoria de São Paulo); Revista Salesianos - São Paulo, 1999.